18 SET (Quarta-feira)
18 | SETEMBRO | 2019
Local: Prédio Ventura – Av. Chile 330, 21º andar, Ala Leste, Sala 2116
9h Credenciamento10h Conferência de abertura: “Africanias, oralidade e escritura”.
Conferencista: Sônia Queiroz [Faculdade de Letras da UFMG]
COMUNICAÇÕES
11h30 “O ensino e aprendizagem de matemática em afroperspectiva: os anos iniciais do ensino fundamental pensado para além dos rituais instituídos” – Erivelton Thomaz da Silva [UFRRJ/PPGEduc]
11h50 “Cantigas para orixás: quatro ciclos para canto e piano de José Siqueira” – Lenine Alves dos Santos e Jonas dos Santos Maia [Grupo de pesquisa APHeCaB e Africanias – UFRJ]
12h10 “O canto dos cegos no nordeste brasileiro: as africanias no acervo de Missão de Pesquisas Folclóricas e o projeto estético de Mário de Andrade” – Carlos Edson Côrtes Tindô [Faculdade de Educação da UFF/FEUFF]
12h30 “Discurso africano: análise do conteúdo de línguas africanas no samba” – Victor Carlos Santos de Oliveira [UNIRIO]
13h Almoço
14h30 “Saracura!” – Ana Daniela Rufino e Fábio Adour [UFRJ] Medeiros [UFRRJ]
14h50 “Demandas legais para o ensino de música e a cultura afro-brasileira” – Fabricia Cristina Araújo de Souza
15h10 “Livro de cânticos religiosos em português e shironga para o uso das Missões Católicas Portuguesas ao sul da colónia de Moçambique: música, diversidade cultural e colonialismo no contexto do Aggiornamento católico, a partir de uma fonte recolhida à Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul” – Jéssica Aparecida Severino [UFSJ] e Fernando Lacerda Simões Duarte [PPG-Artes/UFPA; PNPD/CAPES]
16h30 “Entre escritura e oralidade: revisitando as práticas de Elsie Houston a partir do confronto literatura x fonograma” – Victor Emmanuel Teixeira Mendes Abalada [MAST] e Daniel Salgado da Luz Moreira [CEAT]
18h A intolerância religiosa sob o prisma da ancestralidade africana – Mãe Paula de Odé
19 SET (Quinta-feira)
19 | SETEMBRO | 2019
Local: Prédio II da Escola de Música – Largo da Lapa, 51 – Sala de Percussão
10h Recital-palestra “A Escrita para o Pandeiro Brasileiro” – Pedro Sá [UFRJ]
11h30 Palestra e Oficina “Marimbas del Pacífico” – Hector Tascon [Universidad del Cauca, Colômbia e director del Grupo de Investigación en Músicas del Pacífico Sur]
13h Almoço
Local: Prédio Ventura – Av. Chile 330, 21º andar, Ala Leste, Sala 2116
14h30 Palestra “Escola Samba-preto” – Diego Fernandez [Escola de Música e Casa de Arte Sambapretochorojazz]
16h Palestra “Urucungo de Cassange” – Josivaldo Pires [UNEB]
17h30 Café com lançamentos dos livros: A MARIMBIAR Metodo oí para tocar la marimba de chonta de Hector Tascón e Urucungo de Cassange de Josivaldo Pires
Local: Escola de Música – Rua do Passeio 98, Sala da Congregação
18h – Quilombo do Pensamento Negro [Grupo de Pesquisa Negô + Escola B, Batekoo, Laboratório de Etnomusicologia] – “Morte simbólica e Morte física: a visão de Sueli Carneiro sobre o epistemicídio no Brasil” – Sílvia Barros [Colégio Pedro II, NEABICp2, EREREBÁ]
20 SET (Sexta-feira)
20 | SETEMBRO | 2019
Local: Prédio principal: Rua do Passeio, 98 – Salão Leopoldo Miguez
10h30 Homenagem à Luiz Gonzaga – Carlos Côrtes (voz), Eduardo Cemenietzki (violão), Jade da Hora (voz e percussão), Saulo Laucas (voz e piano), Silviane Paiva (voz e acordeão)
11h Huellas de Africanís en la música colombiana y brasileña – Andrea Adour e Hector Tascón
11h30 Cantigas para os Orixás – Projetos de Pesquisa e Extensão APHeCaB & Africanias. coordenação: Lenine Santos e Andrea Adour – Robson Lemos, Juliana Coelho, Paulo Maria, Dhuly Contente, Daniela Moreira 12h Classe de Canto Coral da UFRJ, Valéria Matos 12h30 Alma Brasileira – Frederico de Oliveira, barítono; Mariana Gomes, soprano; Silas Barbosa, piano
Apresentações Artísticas
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA
Carlos Côrtes, voz; Eduardo Cemenietzki, violão; Jade da Hora, voz e percussão; Saulo
Laucas, voz e piano; Silviane Paiva, voz e acordeão
Projeto de Extensão Africanias UFRJ
– Buraco de Tatu, Jair SILVA
– Documento de Matuto, Paulo PATRÍCIO
– Assum Preto, Humberto TEIXEIRA e Luiz GONZAGA
– Asa Branca, Humberto TEIXEIRA e Luiz GONZAGA
HUELLAS DE AFRICANÍAS EN LA MÚSICA COLOMBIANA Y BRASILEÑA
Andrea Adour, voz; Hector Tascón, percussão
– Bonequinha de Seda, Francisco MIGNONE; Nerbal FONTES
– De marimbo a marimba, Hector TASCÓN
– Currulao Cuantico, Hector TASCÓN
– Los rápidos del rio pance, Hector TASCÓN
CANTIGAS PARA OS ORIXÁS
Projetos de Pesquisa e Extensão APHeCaB & Africanias
Lenine Santos; Andrea Adour, coordenação
Texto de tradição religiosa afro-brasileira
– Três Cantigas para Obá ,José SIQUEIRA
Ô guarinxá ê lô
Airá monilê
Ê airá da qué
Robson Lemos, tenor; Juliana Coelho, piano
– Três Cantigas para Oxumaré, José SIQUEIRA
Oxumarê elê malê
Cobegirô
Oxumarê Loquerê
Dhuly Contente, soprano; Juliana Coelho, piano
– Três Cantigas Para Oxóssi, José SIQUEIRA
Êuê, êué fibô
Araiê odé
Agôgôrô
Paulo Maria, barítono; Juliana Coelho, piano
–Três Cantigas Para Omolu, José SIQUEIRA
Ôlôtalabé
Ôlôringena
E felé felé de badiró
Daniela Moreira, mezzo-soprano; Juliana Coelho, piano
CANTO CORAL DA UFRJ
Classe da professora Valéria Matos
ALMA BRASILEIRA
– Canções Amazônicas Waldemar HENRIQUE
Tambatajá
Nayá
Cobra Grande
Manhã Nungara
Matinta Perêra
Curupira
Japiim
Foi Boto
Uirapuru
– 4 Pontos Waldemar HENRIQUE
Sem Seu
Nos Jardins de Oeira
Abalogum
Abaluaiê
Convidados do evento
CONVIDADOS
SÔNIA QUEIROZ
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-São Paulo, onde defendeu, em 2000, tese sobre as edições brasileiras de narrativas de tradição oral, desenvolveu em 2007, em estágio pós-doutoral na UNEB-Salvador, com a supervisão de Yeda Pessoa de Castro, pesquisa sobre a presença banto na tradição oral de Minas Gerais. Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG, onde se graduou em Letras em 1975, defendeu em 1985 dissertação sobre remanescente de língua africana em Minas Gerais. É professora da Faculdade de Letras da UFMG desde 1983, atuando hoje na área de Edição (Graduação) e com experiência também na área de texto em língua portuguesa. Na pesquisa, no ensino e na extensão, atua principalmente nos seguintes temas: oralidade e escrita, poesia, conto, canto, transcriação, memória e cultura afrobrasileira. Suas publicações mais relevantes são os livros Pé preto no barro branco: a língua dos negros da Tabatinga (Ed. UFMG, 1998) e Na captura da Voz: as edições da narrativa oral no Brasil (este publicado em co-autoria com Maria Inês de Almeida).
HÉCTOR JAVIER TASCÓN
Nacido en la ciudad de Cali, este músico colombiano – grado laureado del Conservatorio Antonio María Valencia, y magister en Musicología de la Universidad de la Rioja, ha concentrado su trabajo en la percusión y el estudio de la música colombiana, especialmente la de la región Pacífico sur; las marimbas de Guapi, el currulao, las leyendas y las danzas afrocolombianas, entre otras, han constituido su espacio artístico, su inspiración y su trabajo investigativo. Ganador del premio a Mejor Solista Instrumental en el Festival Mono Núñez de música andina (2002), obtuvo en la misma categoría el primer puesto en el Festival Nacional del Pasillo Colombiano (2003), además de ganar el concurso Jóvenes Talentos, organizado por la Filarmónica del Valle (2004). Ha sido ganador de becas en investigación y creación del Fondo Mixto de Cultura del Valle (2006, 2008, 2009, 2011 y 2013) y del Ministerio de Cultura (2008). En 2012 la Red Iberoamericana de Pedagogía le otorgó un reconocimiento por su actividad docente y en 2013, el Instituto Departamental de Bellas Artes, un reconocimiento y estímulo por su trabajo en investigación en músicas tradicionales. Ha realizado las investigaciones: Marimba’e Guapi con trabajos de campo en Buenaventura, Cali y Guapi (2005); Marimba de chonta (2006) y Aspectos musicales de la marimba de chonta, en cinco aires tradicionales que interpreta el conjunto de marimba, según cinco marimberos de Guapi (2008). Es autor del libro A Marimbiar, Método OIO para tocar la marimba de chonta, coautor del libro Qué te pasa’ vo canto de piel, semilla y chonta (2009), productor del álbum musical Huellas del grupo Son percusión (2011) y autor del libro Música Colombiana para marimba sinfónica (2014). En co-creador del juego App Marimbiar (2015). Es compositor de la música para el espectáculo Currulao Cuántico (2018) y el corto animado El pájaro Cubo. Se desempeñó como asesor ante el Ministerio de Cultura del eje Pacífico sur, en el programa Formación de Escuelas de Música Tradicional (2005-2013). Fue co-creador y director pedagógico del proyecto de responsabilidad social, Tambores de Siloé entre 2010 y 2015. Actualmente es maestro de percusión en la Universidad del Cauca y jefe del área de percusión en el conservatorio Antonio María Valencia, donde ha diseño e implementado la cátedra de marimba de chonta. Es director del ensamble de percusión de Bellas Artes y director del grupo de investigación en músicas del pacífico sur.
DIEGO FERNANDES
É mestre em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo e graduado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto. Experiência na área de artes com ênfase em música; Docência na rede pública e privada de Ensino; maestro de grupos instrumentais; docência em ONGs e diversos projetos sociais. Sua pesquisa de mestrado investigou as representações do movimento Hip Hop nos livros didáticos, influenciado pelo TCC em Música, da Universidade Federal de Ouro Preto. Em 2014 criou a banda SambaPretoChoroJazZ: o Tributo a Chico Rei cuja essência rítmica revive os tambores e batuques brasileiros recriando em sua linguagem, a herança musical da ancestralidade afro-brasileira. Em 2015, fundou a Escola de Música e Casa de Arte SambaPretoChoroJazZ com a proposta de tornar mais acessível o ensino de arte para a comunidade e democratizar o acesso a bens culturais fortalecendo e valorizando as heranças da ancestralidade negra. Cria e coordena trabalhos sociais que dialogam com a comunidade, destacam-se o Coral SambaPreto; Orquestra Escola SambaPreto; Grupo Re-Percussão e o Jornal SambaPreto, inspirado na Imprensa Negra. Em 2018, inaugurou a Kombatuque SambaPreto: Escola Itinerante de Arte e Música. No mesmo ano seu engajamento foi exibido na exposição Agô: Imagens por outras lentes do curso de Museologia da UFOP. Mediou encontros na SambaPreto como: Música e Cultura Negra: Resistência e Protagonismo? Salve Marielle e Igor Mendes; a oficina de cinema, Sonhar Voando; a Oficina de Pandeiro Popular; o Cineclube Andarilho. Participou no projeto De conversa em conversa que entrevistou Tony Garrido; recebeu o Festival Internacional Tudo é Jazz. Dirigiu o 2º Recital SambaPreto: um Sorriso Negro, na Casa da Ópera, que abordou a realidade e vulnerabilidade social do negro no Brasil. Em 2018 foi eleito e tomou posse como vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Ouro Preto, órgão permanente, encarregado de monitorar, fiscalizar e avaliar as políticas que visem a promoção da igualdade racial. Em 2019 foi indicado ao Troféu Heitor Villa Lobos, Itabira-MG, como reconhecimento pelo trabalho e carreira musical.
JOSIVALDO PIRES
Professor adjunto de História da África do Colegiado de História da UNEB/ Campus XIII – Itaberaba. Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA. Professor do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local da UNEB/Campus V – Santo Antônio de Jesus (PPGHIS/UNEB). Coordena o Laboratório de Estudos Africanos e Espaço Atlântico (LEAFRO/UNEB-XIII). Tem experiência na área de História da África e do Brasil, com ênfase em História missionária, Angola e culturas negras no Brasil. Professor convidado do Núcleo de Estudos de História da África Contemporânea da UNIFESP. Autor dos livros O urucungo de Cassange: um ensaio sobre o arco musical no espaço atlântico (Angola e Brasil); Aloísio Resende, poeta dos candomblés: histórias das populações negras em Feira de Santana-BA; Populações negras na Bahia: ensaios de história social; No tempo dos valentes: os capoeiras na Cidade da Bahia; e organizador dos livros Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobra a história social da capoeira no Brasil, Ensaios de História Social e Ensino de História.
PEDRO SÁ
Doutor e mestre em Música pela UNIRIO como bolsista do CNPq, é professor de Percussão da Escola de Música da UFRJ desde 2009, atuando em todos os cursos de percussão da unidade, tanto no ensino de Bacharelado – como diretor do Grupo de Percussão da UFRJ – e Licenciatura, como na extensão e pesquisa, atuando como pesquisador associado do Museu Delgado de Carvalho, projeto paralelo desenvolvido em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Estudou no Brasil com Luiz D’Anunciação e Miquel Bernat (percussão) e com Nelson de Macêdo (harmonia/análise musical). Nos Estados Unidos teve aulas de tímpanos com Jack Brennan, na Indianapolis Symphony Orchestra. Se apresentou e ministrou palestra na PASIC, o maior evento de percussão mundial, em Indianápolis e San Antonio, Texas (2015 e 2016). Publica artigos para as mais conceituadas revistas de percussão do mundo, como a Percussive Notes (Indianápolis) e Modern Dummer, dentre outras.
IALORIXÁ PAULA DE ODÉ (convidada colaboradora)
Pesquisadora do Grupo Africanias UFRJ é vice-presidente do Afoxé Ómó Ifá e gerente do Instituto Irê de Tradições Afro-brasileiras. É fundadora do Projeto sé Dudu que oferece palestras itinerantes e cursos sobre os princípios Yorubás e o legado cultural espiritual africano que nos permeia até hoje.
SILVIA BARROS (convidada colaboradora)
Doutora em literatura brasileira pela UFRJ, professora de português e literatura do Colégio Pedro II. Idealizadora do projeto Oficina Mulheres Negras e Literatura. Atua como orientadora do projeto de Iniciação Científica Júnior Palavras Negras. Coordenadora do NEABICp2 (gestão 2019-2021), integrante do corpo docente da Especialização em Educação das Relações Étnico-raciais no Ensino Básico (EREREBÁ). Também é poeta e escritora, participante de antologias como Cadernos Negros, volume 41, organizada pelo Quilombhoje.
Créditos do evento
COORDENAÇÃO GERAL
Andrea Adour
Comissão Científica
Andrea Adour (UFRJ); Alberto Pacheco (UFRJ); Veruschka Mainhard (UFRJ); Sônia Queiroz (UFMG); Yeda Pessôa de Castro (UFBA); Regina Meirelles (UFRJ); Lenine Santos (UFRJ); Patrícia Teixeira (UNIFESP); Leda Martins (UFMG)
Comissão Artística
Andrea Adour; Alberto Pacheco; Veruschka Mainhard; Lenine Santos; Pedro Sá; Hector Tascon (Colômbia – Universidad de Cauca)
Corpo Discente
Paulo Maria (Graduação – PIBIC); Gabrielle de Paula (Graduação); Silviane Paiva (Graduação); Saulo Laucas (Graduação); Jade da Hora (Graduação); Antonilde Pires (Mestrado – Bolsista DS CAPES); Eduardo Lyra (Mestrado – Bolsista DS CAPES); Ana Daniela Rufino (Mestrado); Daniela Moreira (Mestrado); Dhulyan Contente (Mestrado); Giselle Justino (Mestrado); Leonardo Soares (Mestrado); Robson Lemos (Mestrado); Simone Simões (Mestrado); Carlos Fecher (Doutorado); Juliana Coelho (Doutorado); Rafael Bezerra (Doutorado); Silas Barbosa (Doutorado)
Corpo Técnico-Administrativo
Fabrícia Medeiros; Beth Villela; Eduardo Cameniezki; Silas Barbosa; Viviane Sobral
Colaboradores
Sandro Fatorera (IITAB); Jonas Maia (pesquisador do grupo Africanias); Ana Paula Santana de Souza (AFOXÉ OMÓ IFÁ); Carlos Côrtes (pesquisador do grupo Africanias - UFF); Patrícia Teixeira (UNIFESP)