XV Festival Brasil-Alemanha ocorre de 2/9 a 14/9 e já está com inscrições abertas
- Details
- Published: Saturday, 24 August 2024 02:39
Entre os dias 2 e 14 de setembro, a Escola de Música da UFRJ sediará a 15ª edição do Festival Brasil-Alemanha, um dos projetos de extensão mais tradicionais da instituição. Este renomado festival, que tem promovido o intercâmbio cultural e musical os dois países por quase duas décadas, oferecerá uma rica programação composta por concertos, cursos, masterclasses, palestras, workshops, oficinas e audições. As inscrições para participar das atividades são gratuitas e já estão abertas.
Desde sua criação há 18 anos, o Festival Brasil-Alemanha tem desempenhado um papel crucial na formação de músicos brasileiros. Seu histórico é impressionante: mais de 100 concertos, dezenas de recitais, centenas de classes desenvolvidas e aproximadamente 4.000 alunos atendidos. O sucesso contínuo do festival deve-se, em grande parte, à sólida parceria entre a Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschule für Musik Karlsruhe), a Escola de Música da UFRJ, o Instituto Villa-Lobos da UNIRIO e o Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD), órgão de intercâmbio acadêmico do governo alemão.
Com a coordenação geral da EM/UFRJ, o festival conta com a organização dos professores Ronal Silveira e Marcelo Jardim (EM/UFRJ) e Marcelo Carneiro e Ingrid Barancoski (IVL-UNIRIO), entre outros docentes envolvidos. Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, o festival conta também com o apoio do Projeto de Extensão Sinos (Sistema Nacional de Orquestras Sociais) e do Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas, ambos parte do Programa Arte de Toda Gente, uma parceria institucional entre a Funarte e a UFRJ. Essa colaboração reforça o compromisso com a educação musical e a inclusão social.
Os interessados em participar podem se inscrever até o dia anterior ao início de cada curso pelo link: Inscrições Festival Brasil-Alemanha. Vale ressaltar que o curso de Criação Digital de Música para Filmes tem prazo de inscrição até 30 de agosto, através deste outro formulário: Inscrições Criação Digital.
Os participantes que completarem ao menos 75% das atividades dos cursos receberão certificação. Além disso, será fornecida uma declaração de participação para aqueles que frequentarem as masterclasses de piano e violoncelo, mas não puderem concluir o curso completo.
Confira a seguir, a programação do evento:
PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA - CURSOS E MASTER CLASSES
BANDA SINFÔNICA DO XV FESTIVAL BRASIL-ALEMANHA
Will Sanders, regente convidado
Marcelo Jardim e Gabriel Dellatorre, professores coordenadores
Carga horária: 18 horas (certificado, ao menos 75% de participação)
26/8 (seg) - 18h-21h, Sala Francisco Manoel (Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio, 98)
29/8 (qui) - 18h-21h, Sala Francisco Manoel
02/9 (seg) - 18h-19h, Sala Francisco Manoel
05/9 (qui) - 18h-21h, Salão Leopoldo Miguez
09/9 (seg) - 18h-21h, Salão Leopoldo Miguez (ensaio geral)
10/9 (ter) - 19h - CONCERTO, Salão Leopoldo Miguez
Repertório: Jasper (Daisuke Shimizu); Rhapsody in Blue (George Gershwin), A Montanha Magnética (Mario Burki), Os Xapiri (Gilson Santos)
MÚSICA DE CÂMARA
Will Sanders, professor
Tiago Carneiro e Philip Doyle, coordenadores
Carga horária: 9 horas (certificado, ao menos 75% de participação)
Escola de Música da UFRJ
4/9 (qua) - 16h-17h30, Salão Leopoldo Miguez
5/9 (qui) - 16h30-18h, Salão Leopoldo Miguez
6/9 (sex) - 14h-16h, Sala da Congregação
9/9 (seg) - 16h30-18h, Salão Leopoldo Miguez
10/9 (ter) - 15h ensaio, 18h30 Apresentação do grupo de Música de Câmara, Salão Leopoldo Miguez
TROMPA
Will Sanders, professor
Tiago Carneiro e Philip Doyle, coordenadores
Carga horária: 18 horas (certificado, ao menos 75% de participação)
Escola de Música da UFRJ
4/9 (qua) - 10h-13h, Sala da Congregação
5/9 (qui) - 10h-13h, Salão Leopoldo Miguez
6/9 (sex) - 10h-13h, Sala da Congregação
9/9 (seg) - 10h-13h, Coro II (Prédio de Aula, Rua do Passeio, 98)
10/9 (ter) - 10h-13h, aula, 18h Apresentação da classe de Trompas, Salão Leopoldo Miguez
DIREÇÃO DE CENA
Andrea Raabe, professora
Andrea Adour, profª coordenadora
Carga horária: 18 horas (certificado, ao menos 75% de participação)
Escola de Música da UFRJ
09/9 (seg) - 9h-12h, Sala Francisco Manoel (Prédio de Aula, Rua do Passeio, 98)
10/9 (ter) - 9h-12h, Sala a definir, Ed. Ventura (Av. República do Chile, 330, 21ª)
11/9 (qua) - 9h-12h, Salão Leopoldo Miguez (Rua do Passeio, 98)
12/9 (qui) - 9h-12h, Salão Leopoldo Miguez
13/9 (sex) - 9h-12h, Salão Leopoldo Miguez
- 19h - Apresentação da classe de Direção de Cena, Salão Leopoldo Miguez
PIANO
Roberto Domingos, professor
Ingrid Barancoski (UNIRIO) e Ronal Silveira (UFRJ), professores coordenadores
Carga horária: 2h ou 4h para master class isolada (declaração), 15 horas, para curso completo (certificado, ao menos 75% de participação)
Instituto Villa-Lobos da UNIRIO e Escola de Música da UFRJ
03/9 (ter) - 13h30-15h30, Sala Villa-Lobos, IVL/UNIRIO
05/9 (qui) - 13h-16h, Sala Villa-Lobos, IVL/UNIRIO
06/9 (sex) - 13h-16h, Sala Villa-Lobos, IVL/UNIRIO
09/9 (seg) - 14h-17h, Ed. Ventura, 2141, EM/UFRJ
12/9 (qui) - 14h-17h, Ed. Ventura, Sala a definir, EM/UFRJ UFRJ
13/9 (sex) - 13h-16h, Master Class, SLM, EM/UFRJ (Rua do Passeio, 98)
- 17h - Apresentação da classe de piano
CRIAÇÃO DIGITAL DE MÚSICA PARA FILMES
Damon Lee, professor
Alexandre Fenerich, professor coordenador
Instituto Villa-Lobos da UNIRIO
Carga horária: 15 horas
3/9 (ter) - 9h-12h, Sala Alberto Nepomuceno, IVL-UNIRIO
4/9 (qua) - 9h-12h, Sala Alberto Nepomuceno
5/9 (qui) - 9h-12h, Sala Alberto Nepomuceno
6/9 (sex) - 9h-12h, Sala Alberto Nepomuceno
9/9 (seg) - 9h-12h - Apresentação da Classe de Criação Digital de Música para Filmes
Sala Alberto Nepomuceno
VIOLONCELO
Bernhardt Lörcher, professor
Hugo Pilger, professor coordenador
Instituto Villa-Lobos da UNIRIO
Carga horária: 2h ou 4h para master class isolada (declaração), 12 horas, para curso completo (certificado, ao menos 75% de participação)
2/9 (seg) - 14h-16h, master class, Sala Chiquinha Gonzaga, IVL-UNIRIO
3/9 (ter) - 14h-17h, master class, Sala Chiquinha Gonzaga
5/9 (qui) - 14h-17h, master class, Sala Chiquinha Gonzaga
6/9 (sex) - 14h-16h, master class, Sala Chiquinha Gonzaga
- 17h - Apresentação da classe de violoncelo, Sala Chiquinha Gonzaga
INSTRUÇÃO VOCAL
Holger Speck, professor
Carol McDavid (UNIRIO) e Doriana Mendes (UNIRIO), professoras coordenadoras
Instituto Villa-Lobos da UNIRIO
Carga horária: 18 horas (certificado, ao menos 75% de participação)
09/9 (seg) - 14h-17h, Sala Alberto Nepomuceno
10/9 (ter) - 14h-17h, Sala Alberto Nepomuceno
11/9 (qua) - 14h-17h, Sala Alberto Nepomuceno
12/9 (qui) - 14h-17h, Sala Alberto Nepomuceno
13/9 (sex) - 13h-15h30, Sala Alberto Nepomuceno
- 16h - Apresentação da classe de Instrução Vocal, Salão Leopoldo Miguez (UFRJ)
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA: CONCERTOS E RECITAIS
Dia 02/9 (segunda)
19h - Concerto Comemorativo
100 anos da Orquestra Sinfônica da UFRj
Participação: Coro Sinfônica da UFRJ
Maria José Chevitarese, Valéria Mattos, Juliana Melleiro, regentes do coro
André Cardoso, direção artística
Marcelo Coutinho, barítono
Marcelo Jardim, regência
Programa: Batuque (L. Fernandes), Sinfonia "Serrana" (Ernani Aguiar), Choros nº 10 (Heitor Villa-Lobos)
Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ
Dia 4/9 (quarta)
16h - Recital de Música de Câmara
Mariana Salles, violino
Bernard Lorchër, violoncelo
Roberto Domingos, piano
Programa: Sonata para cello e piano (Debussy), Trio Dumky, para violino, cello e piano (Dvorak)
Sala Villa-Lobos, Instituto Villa-Lobos / CLA / UNIRIO
Dia 5/9 (quinta)
17h - Opereta “Les Mesdames de la Halle”, de Offenbach
Orquestra da UNIRIO
Guilherme Bernstein, regência
Carol McDavit, direção geral e preparação vocal
Sala Villa-Lobos, Instituto Villa-Lobos / CLA / UNIRIO
Dia 6/9 (sexta)
17h - Apresentação da classe de Violoncelo, Profº Bernhardt Loecher
Coordenação: Profº Hugo Pilger (UNIRIO)
Sala Chiquinha Gonzaga, Instituto Villa-Lobos / CLA / UNIRIO
18h – Estudos de Música na Alemanha
Conversa com os professores do Festival
Profºs Bernhardt Loecher, Roberto Domingos, Damon Lee
Sala Chiquinha Gonzaga, IVL-UNIRIO
Dia 09/9 (seg)
9h - Apresentação da classe de Criação Digital de Música para Filmes, Profº Damon Lee
Coordenação: Profº Alexandre Fenerich (UNIRIO)
Sala Alberto Nepomuceno, Instituto Villa-Lobos / CLA / UNIRIO
Dia 10/9 (terça)
18h - Apresentação da classe de Trompas e Grupo de Trompa, Profº Will Sanders
Coordenação: Prof. Tiago Carneiro (UFRJ)
Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ
19h - Música de Câmara: Quinteto de Metais
Orquestra de Sopros da UFRJ - Banda Sinfônica do Festival Brasil-Alemanha
Coordenação: Prof. Marcelo Jardim (UFRJ) e Prof. Gabriel Dellatorre (UFRJ)
Tiago Carneiro, Mateus Lisboa, Philip Doyle, trompas
Roberto Domingos, piano
Will Sanders, regência
Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ
Dia 11/9 (quarta)
17h - Recital Piano solo, piano 4 mãos, 2 pianos
Roberto Domingos, Ingrid Barancoski
Participação de discentes do IVL: Kaike Facundo, Giovana Iorio Alves, Cleber Souza, Leonardo Carvalho, Gabriel Mitzrael
Programa: Ravel, Debussy, Lili Boulanger e Nadia Boulanger
Sala Villa-Lobos, Instituto Villa-Lobos / CLA / UNIRIO
Dia 12/9 (quinta)
18h - Concerto em homenagem a MICHAEL UHDE – Música Brasileira de Câmara
Erick Soares, flauta transversal
Renato Pires, barítono
Kayami Satomi, violoncelo
Ingrid Barancoski, piano
Programa: Henrique Oswald, Luciano Gallet, Lorenzo Fernandez, Alberto Nepomuceno, Osvaldo Lacerda, Edino Krieger, Almeida Prado
Sala Villa-Lobos, Instituto Villa-Lobos / CLA / UNIRIO
Dia 13/9 (terça)
16h - Apresentação da classe de Instrução Vocal
Apresentação da classe de Instrução Vocal, Profº Holger Speck
Coordenação: Profª Carol McDavid (UNIRIO) e Doriana Mendes (UNIRIO)
Sala Villa-Lobos, Instituto Villa-Lobos / CLA / UNIRIO
17h - Apresentação da classe de Piano, Prof. Roberto Domingos
Coordenação: Ingrid Barancoski (UNIRIO) e Ronal Silveira (UFRJ)
Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ
18h - Estudos de Música na Alemanha
Conversa com os professores do Festival
Andrea Raabe, Holger Speck, Roberto Domingos (Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha)
19h - Concerto de Encerramento do XV Festival Brasil-Alemanha
Apresentação da classe de Direção Cênica, Profª Andrea Raabe
Coordenação: Profª Andrea Adour (UFRJ)
PROFESSORES
Bernhard Lörcher, violoncelo
Natural de Freiburg, desde muito jovem atuou em orquestras juvenis por toda a Europa. Estudou em Karlsruhe com o Prof. Martin Ostertag e completou sua formação em música de câmara em Viena, com o Quarteto Alban Berg e o Trio Haydn de Viena. Participou de vários grupos camerísticos e em diversos festivais de música, com concertos em toda a Europa. Em 1994, foi vencedor do primeiro prêmio no concurso Mendelssohn, em Berlim. Desde 1999, atua como violoncelista da Filarmônica de Stuttgart, e desde 2001 como violoncelista principal, na mesma orquestra. Veio ao Brasil pela primeira em 2006, e desde então tem atuado no país como professor, palestrante e solista em vários festivais e cursos.
https://www.hfm-karlsruhe.de/hochschule/personen/bernhard-loercher
Roberto Domingos, piano
Brasileiro, completou seus estudos de piano com Henriqueta Duarte, na Faculdade de Música e Artes do Paraná. Com bolsas de estudo recebidas do DAAD e do CNPq, Domingos fez pós-graduação na Universidade de Música de Karlsruhe com FanySolter e Dinorah Varsi. Estudou no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, com Rudolf Kehrer. Tornou-se pianista associado na Escola de Música de Karlsruhe, em 1993, e desde 1999 ativamente na Academia. Além de seu trabalho empenhado na universidade, participa regularmente de seminários e master classes, tanto na Alemanha quanto no exterior, e tem sido um membro do júri em vários concursos de piano. Em 2007 foi nomeado professor de piano na Universidade de Música de Karlsruhe por suas realizações e seu trabalho meritório.
https://www.hfm-karlsruhe.de/en/university/persons/prof-roberto-neumann-domingos
Holger Speck, canto
Fundador e diretor artístico do Ensemble Vocal Rastatt e Les Favoritos. Desenvolveu uma sólida reputação internacional, destacando-se pelo carisma e conhecimento musical. Participa regularmente de importantes festivais, se apresentando em salas de concerto como a Festspielhaus Baden-Baden, Filarmônica de Mulhouse, Handel Festival Karlsruhe, Festival Europeu de Música de Stuttgart, Schwetzingen Festival, Festival Europeu de Música da Igreja SchwabischGmund, e RheinVokal Festival. Foi ganhador de prêmios em concursos nacionais e internacionais, com o Vocal Ensemble Rastatt. Suas numerosas gravações receberam aclamação internacional. Atualmente é professor na Universidade de Música de Karlsruhe.
https://www.hfm-karlsruhe.de/en/university/persons/prof-holger-speck
Will Sanders, trompa
Natural de Venlo, na Holanda. Estudou trompa em Maastricht com H.Crüts e E. Penzel. Participou da Orquestra de Jovem na União Europeia. Atuou na Orquestra Nacional de Ópera de Mannheim, na Orquestra Sinfônica de Baden/Baden, e na Orquestra Sinfônica da Rádio de Baviera. De 1992 a 1997 foi solista do Festival de Bayreuth. Colaborou com as principais orquestras alemãs dirigidas pelos mais conceituados maestros, tendo sido músico convidado da Orquestra Filarmônica de Viena. Atuou sob a direção de grandes nomes da regência como Claudio Abbado, Lorin Maazel, Georg Solti, Marins Janssons, James Levine e Daniel Baremboin, entre outros. Em 1999 começou a ministrar as disciplinas de trompa e música de câmara como professor catedrático da Escola Superior de Músicade Karlsruhe. Atualmente é professor de trompa na Escola Superior de Música de Karlsruhe.
https://www.hfm-karlsruhe.de/en/university/persons/prof-will-sanders
Damon Lee, Criação Digital de Música para Filmes
Damon Lee, compositor de obras instrumentais, eletroacústicas e audiovisuais, estudou composição e música cinematográfica com Christopher Rouse na Eastman Schoolof Music, com Steven Stucky e Roberto Sierra na Cornell University e com John Corigliano no Aspen Music Festival. Ele recebeu uma bolsa de chanceler alemã da Fundação Alexander von Humboldt, que inicialmente lhe permitiu trabalhar com Thomas Troge, SandeepBhagwati e Wolfgang Rihm por um ano. Desde então, ele vem experimentando composições audiovisuais e colaborativas e desenvolvendo maneiras de integrar o filme à performance de música ao vivo. Ele recebeu muitos prêmios e prêmios por suas atividades artísticas e acadêmicas, e muitos de seus trabalhos foram apresentados por importantes grupos e instituições em todo o mundo. Seus trabalhos de sound design, que foram criados em colaboração com a artista visual Lida Abdul, foram exibidos várias vezes, inclusive na documenta (13) em Kassel. Além de sua carreira em tecnologia da música, Damon trabalhou como chef, como afinador assistente de órgão e como saxofonista de jazz. Hoje ele é professor de música para cinema, teatro, jogos e outras mídias na Universidade de Música de Karlsruhe.
https://www.hfm-karlsruhe.de/en/university/persons/prof-damon-lee-phd
Andrea Raabe, Direção de Cena
Andrea Raabe estudou direção de teatro musical com Götz Friedrich na Universidade de Música e Artes Cênicas de Hamburgo. Após direção assistente de Peter Mußbach, George Tabori e François Abu Salem, seu primeiro trabalho de direção na Nationale Reisopera Enschede, “Alcina” de Handel, foi convidado para o Festival Internacional de Artes de Massachusetts em 1997. Andrea Raabe também encenou “Maria Stuarda” de Donizetti e “Reigen” de Philipp Boesmans em Enschede. De 1998 a 2003 trabalhou como diretora sênior na Ópera de Nuremberg, onde encenou, entre outras, "L'Incoronazione di Poppea" de Monteverdi, "As Bodas de Fígaro" de Mozart, "La Bohème" de Puccini, "Rigoletto" de Verdi, "Rigoletto" de Britten. "Peter Grimes", "Rei Arthur" de Purcell, "Diálogos das Carmelitas" de Poulenc, "Don Carlos" de Verdi e a estreia de "Próspero" de Luca Lombardi. Em 2002 tornou-se professora na Universidade de Música de Karlsruhe e assumiu a gestão do Instituto de Teatro Musical. De 2005 a 2019 foi vice-reitora responsável pela gestão universitária. Em 2009 foi membro do júri do 6º Concurso Internacional de Canto para Vozes de Wagner da Associação Richard Wagner. Ela é presidente da International Handel Academy Karlsruhe desde 2012.
https://hfm-karlsruhe.de/hochschule/personen/prof-andrea-raabe
Grupos Artísticos
ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRJ
A Orquestra Sinfônica da UFRJ foi oficialmente criada em 1924 como Orquestra do Instituto Nacional de Música, durante a gestão do professor Alfredo Fertin de Vasconcelos (1862-1934). É, portanto, a mais antiga do Rio de Janeiro. Sua primeira apresentação ocorreu em 25 de setembro de 1924, na sala de concertos do INM, atual Salão Leopoldo Miguez, com 33 alunos dirigidos pelo professor Ernesto Ronchini (1863-1931). Nos primeiros anos de existência, seu principal regente foi o maestro Francisco Braga (1868-1945). Além de Ronchini e Braga, a Orquestra do INM foi ocasionalmente dirigida pelo professor Humberto Milano (1878-1933). Esse grupo foi oficialmente reconhecido como representante institucional pelo Decreto nº 19.852, de 11 de abril de 1931, que também estruturou a Universidade do Rio de Janeiro. Em 1937, o INM foi incorporado à Universidade do Brasil e a orquestra passou a se chamar Orquestra da Escola Nacional de Música. Diversos regentes com ela atuaram, entre os quais podemos destacar os compositores Francisco Mignone (1897-1986), Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948), José Siqueira (1907-1985), os maestros Souza Lima (1898-1982) e Armando Belardi (1900-1989), Eleazar de Carvalho (1912- 1996), Mário Tavares (1928-2002) e Henrique Morelembaun. Em 1969, a orquestra foi reformulada, sendo o maestro Raphael Baptista (1909-1984) nomeado seu regente titular. Por sua indicação, foi sucedido em 1979 pelo maestro Roberto Duarte, que esteve à frente do conjunto por mais de quinze anos. Atualmente, está sob a direção dos maestros Ernani Aguiar e André Cardoso.
https://www.orquestra.ufrj.br/orquestra-sinfonica-da-ufrj/
ORQUESTRA DA UNIRIO
A ORQUESTRA DA UNIRIO é constituída pelos futuros profissionais da música em formação no Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ernani Aguiar e Ricardo Tacuchian, seus primeiros regentes, imprimiram a filosofia de conciliar o grande repertório com a música brasileira, tradicional e contemporânea, estreando inúmeras obras de autores nacionais. Desde 2004 sob a direção de Guilherme Bernstein, a ORQUESTRA DA UNIRIO apresenta-se regularmente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Sala Cecília Meireles, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, nas Igrejas da S.C. dos Militares e da Candelária e em diversos outros locais importantes na vida cultural carioca, além do campus da Unirio. Recebe como solistas professores que compõem o excelente quadro do Instituto Villa-Lobos, solistas e regentes de atuação internacional, revela à cena artística jovens solistas de seu elenco que integrarão as mais importantes orquestras do país e apresenta uma ópera anualmente em parceria com a Escola de Teatro da Unirio.
https://www.unirio.br/cla/ivl/orquestra-da-unirio/orquestra-da-unirio
BANDA SINFÔNICA DO FESTIVAL BRASIL-ALEMANHA
ORQUESTRA DE SOPROS DA UFRJ
Durante a semana do Festival, a Orquestra de Sopros da UFRJ recebe outros integrantes provenientes de outras partes do Brasil, e que se inscreveram e foram selecionados para o curso de Prática de Orquestra de Sopros/Banda Sinfônica. A Orquestra de Sopros da UFRJ é formada por alunos de graduação em instrumentos de sopro e de percussão da Escola de Música da UFRJ, inscritos na disciplina de Prática de Orquestra, e também com suporte para o bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela EM/UFRJ desde 2011. Tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais. Tem como diretor musical o maestro Marcelo Jardim, professor de regência de banda e prática de orquestra, da EM/UFRJ.
https://musica.ufrj.br/index.php/orquestra-de-sopros
CONJUNTO DE TROMPAS E CAMERATA DE SOPROS DO XIV FESTIVAL BRASIL-ALEMANHA
Durante a semana do Festival, alunos provenientes da região e de outras partes do Brasil, que se inscreveram e foram selecionados para os cursos oferecidos, fizeram parte dos concertos e recitais. O conjunto de sopros e a câmara de sopros são formados por alunos de graduação em instrumentos de sopro e de percussão da Escola de Música da UFRJ, da UNIRIO e de outras orquestras e bandas do Brasil. Tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento dos instrumentistas a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para as formações camerísticas. Conta com a regência de Will Sanders.