Error
  • The template for this display is not available. Please contact a Site administrator.

Inscrições para o II Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ já estão abertas

Entre os dias 16 e 18 de agosto, a Escola de Música da UFRJ sediará o II Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ. Sob o tema "Desenvolvimento coral através do repertório", o evento promete reunir especialistas e entusiastas do canto coral de todo o Brasil. Os interessados em participar devem ficar atentos ao prazo, já que a submissão de trabalhos será aceita até 24/06.

Com duração de três dias, o congresso tem como objetivo principal oferecer oportunidades de formação e aprimoramento para profissionais do canto coral brasileiro. Além disso, busca ampliar os conhecimentos relacionados ao repertório coral e fomentar reflexões sobre pedagogia e performance de alta qualidade artística nesse campo.

Entre os destaques da programação estão conferências, mesas-redondas, práticas musicais, leituras de repertório, apresentações de trabalhos, grupos de discussão e concertos protagonizados por coros dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. O evento proporcionará um rico intercâmbio musical entre os participantes.

O corpo docente e o comitê científico do congresso são compostos por profissionais de renome nacional e internacional, garantindo um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências.

O II Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ é uma iniciativa da própria universidade, contando com o apoio da Reitoria, da PR-3, do Centro de Letras e Artes (CLA), da Escola de Música (EM) e do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM). É fundamental que os interessados em participar façam a leitura atenta do edital a seguir: 

Link do edital
Link do template utilizado para submissão de trabalhos

Formulário de inscrição: https://forms.gle/oJNi5RLec5bTUyPJA

Formulário de submissão de trabalhos: https://forms.gle/ALz9nBMm2wWLGAgx8

 

Formato dos trabalhos

Serão aceitas submissões de trabalhos para serem apresentados no Congresso em formato de comunicação oral presencial, de acordo com as seguintes especificações:

a) Em cada sessão serão apresentados, oralmente, um conjunto de três (mínimo) a cinco (máximo) trabalhos com uma temática em comum. Cada pesquisador terá um total de 15 minutos para expor seu trabalho. Findada a exposição de todos, será aberto debate sobre todos os trabalhos apresentados, com duração de até 20 minutos;

b) A submissão do trabalho será feita através de um texto com 8 a 12 páginas (excetuando-se as referências bibliográficas), dentro das especificações abaixo descritas, que será avaliado pelo comitê científico. Após o aceite pelo comitê, o trabalho deverá ser reenviado com as correções solicitadas pelos avaliadores, para publicação nos anais do Congresso;

c) Autores não brasileiros poderão submeter trabalhos em espanhol ou em inglês;

d) Será reservada uma cota máxima de 30% para trabalhos em língua estrangeira;

e) No caso de textos com dois ou mais autores, o trabalho deverá ser apresentado por um dos autores, não sendo permitida a apresentação de trabalhos por terceiros.

Modalidades dos trabalhos

As propostas enviadas devem contemplar uma das seguintes modalidades:

1) Pesquisa em Andamento
Os trabalhos inscritos nessa modalidade deverão abordar uma questão de pesquisa na área da Música Coral, explicitando os objetivos da investigação, os pressupostos teóricos, os procedimentos metodológicos previstos e/ou utilizados, bem como resultados parciais. A proposta deverá destacar, ainda, a contribuição que a pesquisa oferecerá para a área da Música Coral e para a produção científica em geral. Os autores que submeterem trabalhos nessa modalidade deverão indicar, no processo de submissão, em qual das categorias abaixo o texto se enquadra:

a) Trabalho resultante de pesquisa realizada por estudante de graduação;
b) Trabalho resultante de pesquisa realizada por estudante de mestrado;
c) Trabalho resultante de pesquisa realizada por estudante de doutorado;
d) Trabalho resultante de pesquisa realizada por pesquisador (a) profissional, sem apoio de agência de fomento;
e) Trabalho resultante de pesquisa realizada por pesquisador (a) profissional, com apoio de agência de fomento;
f) Outros.

2) Pesquisa Concluída
Nessa modalidade, as propostas deverão consistir em trabalhos originados de pesquisas concluídas, explicitando os objetivos da investigação, bem como os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados. Os trabalhos devem destacar os resultados e as conclusões obtidas a partir do processo investigativo. Os autores que submeterem trabalhos nessa modalidade deverão indicar, no processo de submissão, em qual das categorias abaixo o texto se enquadra:

a) Trabalho resultante de pesquisa realizada por estudante de graduação;
b) Trabalho resultante de pesquisa realizada por estudante de mestrado;
c) Trabalho resultante de pesquisa realizada por estudante de doutorado;
d) Trabalho resultante de pesquisa realizada por pesquisador profissional, sem apoio de agência de fomento;
e) Trabalho resultante de pesquisa realizada por pesquisador profissional, com apoio de agência de fomento;
f) Outros.

3) Relato de Experiência
Os trabalhos enviados para essa modalidade deverão descrever uma experiência em Canto Coral já realizada ou em desenvolvimento, explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a proposta. Os autores que submeterem trabalhos nessa modalidade deverão indicar, no processo de submissão, em qual das categorias abaixo o texto se enquadra:

a) Relato de experiência resultante de atuação como professor/regente/preparador vocal/compositor/arranjador para coros;
b) Relato de experiência a partir de sua atuação como estudante de graduação e professor/regente/preparador vocal/compositor/arranjador para coros;
c) Relato de experiência a partir de sua atuação como estudante de mestrado e professor/regente/preparador vocal/compositor/arranjador para coros;
d) Relato de experiência a partir de sua atuação como estudante de doutorado e professor/regente/preparador vocal/compositor/arranjador para coros
e) Outras experiências na área coral.

 

IIcongressocoral