A Direção da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor Bartholomeu Wiese Filho.
Professor Associado II do Departamento de Instrumentos de Cordas, Bartholomeu era doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e mestre em Música pela própria UFRJ. Desenvolvia atividades de ensino na graduação e pós-graduação, além de coordenar os projetos de extensão Violões da UFRJ e Cordas Dedilhadas, vinculados ao Programa de Pós-graduação Profissional em Música.
Reconhecido violonista, atuou como integrante do grupo regional Galo Preto e da Orquestra de Cordas Brasileiras, tendo realizado diversos concertos e master classes na América Latina e Europa. Sua pesquisa recente focava na aplicabilidade das técnicas expandidas do violão nas práticas interpretativas.
Sua trajetória deixa uma marca profunda na vida acadêmica, artística e humana da Escola de Música da UFRJ. Neste momento de luto, nos solidarizamos com seus familiares, amigos, colegas e estudantes, prestando homenagem à sua memória e à contribuição inestimável que deixa para a música brasileira e para o ensino superior em música.
O velório será realizado nesta quinta-feira, 31 de julho, das 10h30 às 13h, na Capela Quatro do Crematório da Penitência, localizado na Rua Monsenhor Manuel Gomes, número 307, no bairro do Caju.
Rio de Janeiro,
29 de julho de 2025
