A Escola de Música da UFRJ, por meio do projeto Ópera na UFRJ, está com inscrições abertas para a seleção de atores-cantores para sua próxima produção: Bororó, teatro de revista em dois atos com texto de Carlos Rabelo e música de Francisco Mignone (1897–1986). A audição será realizada presencialmente no dia 3 de julho de 2024, a partir das 9h, na Sala do Coro II, na sede da Escola de Música, localizada na Rua do Passeio, 98, Lapa, Rio de Janeiro.
As inscrições podem ser feitas até 2 de julho de 2025, por meio deste formulário. Por se tratar de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, a seleção está aberta a alunos de graduação, pós-graduação e extensão da UFRJ e de outras instituições, bem como a candidatos da comunidade externa.
Os participantes devem ter disponibilidade para os ensaios — com início previsto para agosto — e para todas as apresentações. A estreia está marcada para o dia 1º de novembro de 2025, e há previsão de uma temporada ao longo do mês de novembro, podendo o espetáculo permanecer em cartaz por mais tempo, a depender da disponibilidade do elenco e das condições de produção. Serão selecionados dois elencos.
Personagens e estilo vocal
A obra exige um estilo de canto que transita entre a ópera, a opereta e o canto popular da era do rádio (décadas de 1930 a 1960). Cada personagem terá uma canção específica para a audição:
- Bororó (jovem compositor) – tenor lírico, tenor leve ou barítono leve – canção: Alma em pena
- Dolores (famosa vedete) – soprano lírico ou soprano leve – canção: Miami
- Anacleto (empregado de Bororó) – barítono ou tenor grave – canção: Muié… É Café!
- Zinha (aspirante a vedete) – soprano lírico ou mezzo leve – canção: Ahi! Pirata!…
- Juremir (fazendeiro, namorado de Zinha) – tenor lírico, tenor leve ou barítono leve – canção: Num Vórto A Pé!
O repertório e os textos para a audição serão enviados por e-mail após a inscrição.
Etapas da audição
O processo seletivo será composto por três fases:
- Apresentação vocal: o(a) candidato(a) interpretará uma canção do espetáculo, com possibilidade de vocalizações ou ajustes musicais durante a audição.
- Interpretação cênica: será solicitado um monólogo do próprio espetáculo, a ser interpretado preferencialmente de memória. A banca poderá solicitar variações e leituras adicionais.
- Coreografia: após as apresentações individuais, será ensinada uma coreografia simples pelo coreógrafo do projeto. A atividade será realizada em grupo ou em pequenos grupos, conforme o número de inscritos.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com Fabrícia Medeiros pelo e-mail fabricia.medeiros@musica.ufrj.br, com o assunto Projeto Ópera 2025 – Bororó.