O Projeto Ópera na UFRJ, uma das mais longevas iniciativas culturais da Universidade, levará um duplo espetáculo aos palcos do Rio de Janeiro em 2023. Serão duas óperas apresentadas em sequência: “O Ensaio de Ópera”, de Albert Lortzing; e “A Cartomante”, de Eduardo Frigatti.
Segundo o maestro André Cardoso, que participará da regência de ambas, “O Ensaio de Ópera” é um divertido singspiel que aposta na metalinguagem para desenvolver uma comédia sobre o próprio universo operístico. “‘Die Opernprobe’ é do compositor alemão Albert Lortzing (1801-1851), pouco executado no Brasil. Trata-se de um singspiel, ou seja, um gênero teatral que alterna diálogos falados e trechos cantados. É uma história divertida, que tem a ópera como assunto central, na qual um nobre, apaixonado pelo gênero, coloca seus empregados para encenar um espetáculo. Será cantada e dialogada em português, com o título de ‘O Ensaio de Ópera’”, explica o maestro.
“Em seguida será a vez de ‘A Cartomante’, uma ópera de Eduardo Frigatti, compositor brasileiro residente na Polônia. Será uma estreia mundial, ou seja, a primeira vez que aópera será encenada. Baseada em famoso conto de Machado de Assis, a ópera foi uma das finalistas do concurso instituído em 2022 pelo Fórum Brasileiro de Ópera”, completa André Cardoso.
A direção-geral fica a cargo de Lenine Santos, que descreve a produção de um evento de tal porte como desafiadora, mas satisfatória. “A experiência de produzir duas óperas este ano, num espetáculo dinâmico, complexo e metalinguístico, foi repleta de desafios que fomos superando a cada dia. ‘O Ensaio de Ópera’ é uma comédia sobre o próprio métier operístico e o amor a esse gênero. Será seguido pela estreia de ‘A Cartomante’, uma clássica tragédia urbana brasileira, que tem potencial musical e dramático para permanecer no repertório dos grandes teatros. Estamos muito felizes com o resultado que o esforço coletivo nos trouxe”, comenta o diretor.
A itinerância é uma parte importante do projeto. O intuito é levar a produção nascida na Universidade a outras cidades e comunidades, seja com os espetáculos completos, como acontecerá na Escola de Música e na Cidade Universitária, seja com versões menores, acompanhadas por piano, em eventos e palcos mais econômicos. As datas inicialmente agendadas para as récitas são as seguintes: 22/06 (19h), 23/06 (19h), 24/06 (17h) e 25/06 (17h) no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ; e 03/07 (13h) no Auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. A entrada é franca.
As apresentações acontecem num contexto de forte retomada cultural e, especificamente, de um grande reavivamento do gênero operístico no Brasil. O momento atual é marcado por várias estreias de óperas nacionais que tratam de temas históricos, literários e dramáticos brasileiros se sucedendo em várias cidades e regiões do país, atraindo uma população jovem e talentosa para os palcos líricos.
Fruto de uma parceria que envolve quatro unidades da UFRJ (Escola de Música, Escola de Comunicação, Escola de Belas Artes e Fórum de Ciência e Cultura), o Projeto Ópera na UFRJ demanda grande integração institucional. A realização de um evento de tamanha envergadura é viabilizada através da participação de professores e alunos de áreas como artes cênicas, cenografia, direção teatral, figurino, indumentária, música, produção, visagismo, regência coral e orquestral, além de mais de 150 elementos da
Orquestra Sinfônica da UFRJ, apenas para citar alguns envolvidos. O Projeto Ópera na UFRJ une-se para essa produção ao Projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). Resultado da parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a UFRJ, o Projeto Sinos tem como escopo principal a capacitação de regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, oferecendo suporte aos projetos sociais de música com foco no desenvolvimento das orquestras-escolas em todo o Brasil.
A iniciativa também conta com o apoio de: Casa da Ciência; Circuito Proart; Faperj; Politécnica UFRJ; PPGM; Promus; Universidade Federal de Juiz de Fora/ Pró-Música.
Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro. O Auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ fica na Avenida Athos da Silveira Ramos 149, Bloco A, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.
| Ficha Técnica
PROJETO ÓPERA NA UFRJ 2023 apresenta Direção Geral: Lenine Santos O Ensaio de Ópera Elenco: A Cartomante Elenco: Produção executiva: Fabricia Medeiros / André Garcez |
