Marcus Ferrer

by SeTCom, 4 years ago
0 0

Marcus Ferrer, compositor, violeiro e violonista, é o destaque de mais uma edição do projeto Presente Aqui de Casa. Além de compartilhar um pouco de sua trajetória, o docente da Escola de Música (EM) mostra a versatilidade da chamada viola caipira, também conhecida, entre inúmeras outras denominações, como viola brasileira e viola de dez cordas – instrumento anterior ao violão, que chegou ao Brasil a bordo das naus portugueses e aqui ganhou feições próprias.

Tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde. As violas são descendentes diretas da guitarra latina, que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa. No Brasil foi usada pelos jesuítas na catequese dos nativos. Mais tarde, passaram a ser construída com madeiras nobres da terra.

O vídeo é uma parceria com a Escola de Comunicação e foi gravado originalmente para a série EcoSessions, 2019.  Editado em três blocos, apresenta Toada Serra-Mar, do próprio Ferrer; o famoso Odeon, Ernesto Nazareth; e Prelúdio, do compositor contemporâneo Roberto Victorio.

• SeTCom

SeTCom enviou uma nova mídia

4 years ago