Uma releitura criativa de “Eine kleine Nachtmusik”, icônica obra de Mozart

O quinteto de cordas e cravo formado por Felipe Prazeres e Marco Catto (violinos), Ivan Zandonade (viola), Mateus Ceccato (violoncelo), Rodrigo Favaro (violoncelo) e Eduardo Antonello (cravo) realizam uma releitura do primeiro movimento (allegro) da conhecidíssima Serenata no. 13 para cordas em Sol Maior, K. 525, de Wolfgang Amadeus Mozart. O vídeo é uma nova edição da série Presente aqui de casa.

Mais conhecida por “Eine kleine Nachtmusik” (em alemão, “Um pouco de música noturna”), forma como o compositor austríaco registra em seu catálogo pessoal, foi concluída em Viena, em 1787, na época em que trabalhava no segundo ato do seu Don Giovanni.

Executada muitas vezes em arranjo para orquestra de cordas, a serenata foi escrita originalmente para conjunto de câmara em cinco movimentos, quatro dos quais foram preservados. Não se sabe para quem ou por que foi composta.

A releitura proposta introduz o cravo, instrumento ainda frequente na música do período, e baseia-se em improvisações do contínuo criando elementos de ligação entre as partes, o que produz uma sonoridade única.

Quinteto

Quinteto de cordas e cravo

Felipe Prazeres (violino) – Considerado um dos mais conceituados músicos de sua geração, é graduado pela na UNIRIO, Academia de Santa Cecilia, em Roma, na classe do violinista Domenico Nordio e mestre pela UFRJ. Felipe Prazeres atua como spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) desde 2001. De 2014 a 2018, exerceu funções de regente assistente de Isaac Karabtchevsky e em 2014 fundou a Johann Sebastian Rio, junto a produtora Vanessa Rocha e os músicos Eduardo Pereira e Ivan Zandonade.

Marco Catto (violino) – Formado pelo Instituto de Artes da UNESP, estudou como bolsista da Fundação Vitae na Franz Liszt Music Academy, em Budapeste. Em 2008 concluiu seu mestrado na DePaul University em Chicago, na classe do renomado violinista Ilya Kaler. Nos Estados Unidos foi membro da Civic Orchestra of Chicago, Advent Chamber Orchestra, e da DePaul Symphony Orchestra. Atualmente é spalla da OSUFJ, primeira viola da orquestra Johann Sebastian Rio e fundador do Trio Paineiras.

Ivan Zandonade (viola) – É bacharel pela UniRio e mestre pela Escola de Música da UFRJ, atua como primeiro violista da Orquestra Petrobras Sinfônica e professor da Academia Juvenil da OPES. Trabalha também como arranjador, desenvolvendo estudos nesta área sob a supervisão do maestro Vittor Santos. Como camerista, já se apresentou em diversos países e destaca o trabalho do Duo Villa-Rio e Democlássicos. É um dos fundadores da orquestra Johann Sebastian Rio, onde exerce as funções de diretor, arranjador e violista.

Mateus Ceccato (violoncelo) – Foi aluno de David Chew. Iniciou o bacharelado em violoncelo na Texas Christian University (EUA), finalizando o curso na UniRio, em 2003. Tem pós-graduação em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música. É integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica, da OSUFRJ, da Johann Sebastian Rio, do Trio UFRJ e do Duo Cello & Movimento. É mestre em Música pela UFRJ, com projeto de pesquisa sobre Henrique Oswald.

Rodrigo Favaro (contrabaixo) – Formado pelo Instituto de Artes da UNESP, sob a orientação de Valerie Albright, concluiu duplo mestrado na Haute École de Musique de Genève em 2006 com o prof. Francesco Petracchi. Rodrigo Favaro é membro da OSUFRJ, Orquestra Sinfônica Brasileira, e da orquestra de câmara Johann Sebastian Rio. Atuou na Orchestre de la Suisse Romande, em Genebra de 2005 a 2009. Primeiro colocado no 9º Concurso Nacional de Cordas de Juiz de Fora, considerado Melhor Intérprete de Música Brasileira no 15º Concurso Jovens Solistas do Brasil, em Piracicaba.

Eduardo Antonello (cravo) – Eduardo Antonello, multi-instrumentista com ênfase no repertório dos séculos XIII ao XVIII é bacharel em cravo (2009) e mestre em práticas interpretativas pela UFRJ (2012) contemplado com bolsas de iniciação científica e mestrado sob a orientação de Marcelo Fagerlande. Atuou como músico e consultor na trilha sonora da novela Deus Salve o Rei (2018) da Rede Globo e é Cravista efetivo da Orquestra Johann Sebastian Rio. Em seu canal no YouTube “Early music in a diferente way“ interpreta obras dos períodos medieval, renascentista, barroco e composições próprias.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.