Uma noite dedicada aos instrumentos de sopros e percussão na Semana de Aniversário da Escola de Música

Na Semana de Aniversário da Escola de Música, às 19:00h, do dia 17 de agosto, com regência de seu diretor musical, Marcelo Jardim, professor de prática de orquestra e de regência de banda, a Orquestra de Sopros e Percussão da Orquestra Sinfônica da UFRJ celebra o aniversário dos 175 anos  Escola de Música da UFRJ.

Quinteto Villa-Lobos

Essa orquestra que é formada por servidores técnicos da Escola de Música tem sido desde o ano de 2020, quando foi instituído, a sustentação do Bacharelado em regência de Banda e responsável por algumas dezenas de gravações do repertório brasileiro do século XIX e início do século XX dessa formação musical.

Nesse concerto, em sua Primeira Parte, a Orquestra Sinfônica de Sopros e Percussão da UFRJ apresentará as seguintes obras:

Gaetano Donizetti                   - Sinfonia para sopros, em Sol menor

(1797-1848)

Charles Gounod                                  - Pequena Sinfonia para sopros

(1818-1893)                                        I. Adagio, Allegro

II. Andante Cantabile

III. Scherzo: Allegro Moderato

IV. Finale: Allegretto

José Siqueira               - Noite de Primavera (valsa, arr. Marcelo Jardim)

(1907-1985)

Após o Intervalo, sobe ao palco em comemoração ao aniversário da Escola de Música e também aos seus sessenta anos o Quinteto Villa-Lobos, apresentando um repertório totalmente brasileiro.

Ronaldo  Miranda (1948-)                       - Variação sobre um tema de Anacleto Medeiros

Edino Krieger (1928-2022)                     - Serenata a Cinco (dedicada ao Quinteto Villa-Lobos)

Hermeto Pascoal (1936-)                        - Suite Norte Leste Oeste (arr. Jaques Morelenbaum)