176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

UFRJazz celebra os 65 anos da Bossa Nova no Salão Leopoldo Miguez em 14 de julho

O dia 10 de julho de 1958 é histórico para a música brasileira. A data marca a gravação por João Gilberto de "Chega de Saudade". A interpretação com seu modo único de cantar e sua batida inconfundível no violão eternizou a canção escrita por Vinicius de Moraes e Antonio Carlos Jobim enquanto marco inicial do movimento que mudou para sempre a história do samba e de nossa cultura como um todo. Nascia ali a bossa nova.

  Reprodução
 

Lá se vão 65 primaveras. E, na UFRJ, as comemorações serão embaladas por um dos mais celebrados conjuntos estáveis de nossa universidade, a UFRJazz Ensemble. O grupo que há quatro anos realiza uma série de concertos temáticos com o objetivo de proporcionar aos alunos imersão nos diversos gêneros musicais de nossa música popular preparou um repertório especial para o concerto que fará no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ, em 14 de julho.

A seleção de canções será baseada nas diversas fases do movimento e em seus representantes mais emblemáticos e reconhecidos. Carlos Lyra, Dori Caymi, João Donato, Roberto Menescal, Tom Jobim são apenas alguns dos homenageados. Outro destaque musical do repertório é "Refém da Solidão", de Baden Powell, um ilustre egresso da antiga Escola Nacional de Música, encarnação passada de nossa atual Escola de Música da UFRJ.

O concerto contará com participação especial do trompetista norte-americano Ricardo Jimene e terá direção musical e regência do professor Julio Merlino, que comentou sobre a importância deste tipo de prática para os alunos.

“Os concertos de encerramento da UFRJazz são a culminação de todo trabalho realizado durante o período. Funciona como prova final para os alunos inscritos na disciplina e também como um estágio para todos os integrantes do grupo. É uma oportunidade para os alunos experimentarem a situação real do palco e da performance em big band com convidados e público em geral na plateia. Com esse tipo de apresentação espero proporcionar aos integrantes do grupo uma experiência motivadora e um desafio, que ajuda a manter o foco durante o período letivo e funciona como um laboratório para os futuros músicos profissionais”, explicou o professor.

A Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, na Lapa, próxima ao metrô da Cinelândia. A apresentação começa às 19h.

A UFRJazz Ensemble

A UFRJazz Ensemble foi criada a partir da implementação do curso de graduação em saxofone pelo professor José Rua da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sob a direção de seu idealizador, o Maestro José Rua o grupo é formado por alunos da Escola de Música da UFRJ, além de músicos convidados. Possui grande repertório que abrange desde obras originais de compositores do século XX, como Stravinsky e Bernstein, até clássicos da música popular brasileira, com diversos arranjos feitos especialmente para o conjunto. Vários músicos já atuaram como convidados da UFRJazz, destacando-se entre eles o trombonista Raul de Souza, Hermeto Pascoal, Jovino Santos Neto, Júlio Barbosa, Gilson Peranzzetta, Carlos Malta, Nivaldo Ornelas, Guinga, entre outros.

A UFRJazz Ensemble gravou seu primeiro CD em 1997 com o título de "Jazz na Universidade" em que interpretava composições dos mais importantes compositores contemporâneos americanos; foi considerado o melhor CD do gênero gravado por uma big band no Brasil. Para comemorar seus dez anos, a UFRJazz lançou seu segundo CD com o título "UFRJazz Ensemble interpreta Júlio Barbosa", o primeiro de uma série, que registrou compositores populares brasileiros de valor acadêmico. Seu último CD, "Paisagens do Rio", foi lançado em 2006, por ocasião do aniversário de 70 anos da Rádio MEC com o patrocínio da Petrobrás65 ANOS DE BOSSA NOVA.

 

65 anos de Bossa Nova

14 de julho de 2023

18h30min – Salão Leopoldo Miguez
Escola de Música da UFRJ

1. Pout Pourri Roberto Menescal|
composições de Roberto Menescal
arranjo de César Camargo Mariano e Julio Merlino

2. Refém da Solidão
composição de Baden Powell
arranjo de Fernando Merlino e Julio Merlino

3. Spring / Rio Amazonas
composição de Dori Caymi
arranjo de Julio Merlino

4. Rapaz de Bem
composição de Johnny Alf
arranjo de Julio Merlino

5. Pout Pourri João Donato
composições de João Donato
arranjo de Julio Merlino

6. Sabe Você
composição de Carlos Lyra|
arranjo de Julio Merlino

7. Pout pourri Tom Jobim
composições de Tom Jobim
arranjo de Fernando Merlino e Julio Merlino

8. Pros Amigos
composição e arranjo de Julio Merlino

Direção Musical e Regência:
Julio Merlino

Saxofones:
Jhonatan Spitz, Davi
Pessoa, Rodolfo Fontoura (altos)
Lucas Marins, Felipe Barbosa (tenores)
Edu Barros (barítono)

Trompetes:
Hardman (monitor), Gleydson Maciel, Reinaldo Godoy, Jonatan dos Santos

Trombones:
Erick Arcanjo, Felipe Santos, Mateus Luiz

Tuba:
Anderson Luiz Cruz da Conceição

Guitarra:
Ícaro Cardoso (monitor), Vitor Botelho e Guilherme Nishijima

Piano:|
Victor Camelo

Baixo Elétrico:|
Victor Lyra

Bateria:
Joca Moraes 

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)