Trompas UFRJ executa Bohemian Rhapsody, de Freddie Mercury

Em mais uma edição do projeto Presente Aqui de Casa, o conjunto Trompas UFRJ, coordenado pelo professor Philip Doyle, apresenta Bohemian Rhapsody, composta pelo icônico líder da banda britânica de rock Queen, o vocalista e tecladista Freddie Mercury, morto em 1991.

Gravada pelo Queen e incluída no seu álbum de 1975, A Night at the Opera, é uma de suas canções mais populares e seu nome foi adotado como título do filme biográfico de Mercury. Quando foi lançada como single, se tornou um sucesso comercial, ficando no topo da UK Singles Chart por nove semanas e vendendo mais de um milhão de cópias até o fim de janeiro de 1976. Ela alcançou o topo das listas em diversos outros mercados, incluindo Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Holanda.

Trompas UFRJ, que reúne alunos e ex-alunos da Escola de Música, executa o arranjo assinado por Richard Bissill, trompista, compositor e arranjador francês, e professor na Guildhall School of Music and Drama em Londres. Foi a primeira tropa da Orquestra Filarmônica de Londres e da Orquestra da Royal Opera House, e como freelancer participou de inúmeras gravações com músicos populares.

Trompas UFRJ

“Trompas UFRJ” é formado por técnicos, alunos e ex-alunos da EM, e coordenado pelo professor Philip Doyle. O grupo tem por objetivo a prática em conjunto para diversas formações com trompa, abrangendo variados repertórios, tanto originais, como também arranjos e transcrições, buscando sempre fomentar o estudo, a interação entre os membros e o interesse pela música.

Com a intenção de levar o público ao conhecimento do instrumento e da formação para trompa, o grupo tem participado ativamente em festivais, como: o 47º Simpósio Internacional de Trompistas, o 5º e 6º Encontro Brasileiro de Trompistas, o 2º e 3º Encontro Latino-Americano de Trompistas, e os Festivais Brasil-Alemanha; bem como a gravação para a rádio Roquette Pinto para o programa “Concertos UFRJ”, disponível no site do Promus UFRJ.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.