Presente aqui de casa: conjunto Trombones da UFRJ executa fragmentos de “A Criação”, de Haydn

Coordenado pelo professor Everson Moraes o conjunto Trombones da UFRJ, integrado por alunos do bacharelado da Escola de Música (EM), é o destaque mais uma edição do projeto Presente Aqui de Casa.

Gravado de forma remota o grupo apresenta a música “Achieved is the Glorious Work”, um fragmento do famoso de  "A Criação”, oratório dividido em três partes, escrito em 1797 pelo compositor austríaco Franz Joseph Haydn (1732 — 1809). Seu texto, com versões em alemão e inglês, é baseado no livro do Gênesis, no livro de Salmos e no poema O Paraíso Perdido, de John Milton.

O arranjo é de Donald G. Miller.

Trombones da UFRJ

Com coordenação do professor Everson Moraes o Quarteto de Trombones da UFRJ é formado por alunos do curso de bacharelado em trombone e tem como objetivo a pesquisa, a prática e a divulgação do repertório de câmara para trombone. Do estilo barroco até o contemporâneo, o também atua na área da música popular, tendo composições e arranjos escritos especialmente para o grupo.

Além de Everson Moraes o grupo é integrado no vídeo pelos alunos Erick Arcanjo, Matheus Luiz e Nicolas Fernandes. Com essa ação busca-se levar ao público um pouco do trabalho desenvolvido na universidade, e mostrar que mesmo em isolamento social, ela continua produzindo conhecimento e arte.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.