Tamara Ujakova interpreta Júlio Braga

Tamara Ujakova (foto), pianista e professora da Escola de Música, se apresenta dia 3 de julho no espaço Guiomar Novaes da Sala Cecília Meireles. No recital, que integra a Série Talentos UFRJ, ela interpreta um programa inteiramente dedicado à obra para piano solo de Júlio Braga (1918-1993).

tamara

Marcado para às 19h, o espetáculo tem ingressos a preços acessíveis.

A Série Talentos da UFRJ foi criada pela Escola de MÚisca (EM) em 2007 para ressaltar a pluralidade da produção artística de alunos, ex-alunos, funcionários e professores da instituição.

TAMARA UJAKOVA. Natural do Rio de Janeiro, graduou-se em Piano, e em Órgão, pela Escola de Música da UFRJ, onde também cursou o Mestrado em Música – piano. Recebeu o título de Doutora em Música – Teoria e Prática da Execução Musical pela UNIRIO. Foi premiada em vários concursos nacionais de piano. No campo da música brasileira tem priorizado os compositores contemporâneos através de turnês realizadas na Alemanha, Holanda e EUA, bem como atuado intensamente como intérprete nas Bienais de Música Contemporânea no Rio de Janeiro. Desenvolve intensa atividade acadêmica na Escola de Música da UFRJ, onde também coordena o Projeto "O Piano na Música de Câmara", além de ministrar oficinas de técnica e interpretação pianística.

JÚLIO BRAGA (1918-1993). Pianista e compositor, nasceu na cidade de Olinda em 24 de abril de 1918. Aos oitos anos de idade, compôs sua primeira peça e aos dez anos fez seu primeiro concerto no Teatro Santa Isabel. Em 1948, participou do Concurso Phillips da Holanda, realizado no Rio de Janeiro, conseguindo a primeira colocação, por unanimidade, entre os pianistas brasileiros. Recebeu como prêmio uma viagem à Europa e uma bolsa de permanência para aperfeiçoar os estudos em Paris, do Governo de Pernambuco.

julio braga

Júlio Braga realizou recitais na França, Inglaterra, Holanda, Noruega, na América do Sul, América Central, América do Norte e em vários Estados do Brasil. Foi convidado para realizar concerto pela Embaixada do Brasil em Washington (EUA) referente à passagem da Independência do Brasil. Realizou Programa Especial de Concertos das Nações Unidas, transmitido, na época, para toda América Latina. Foi solista da Rádio Difusora Francesa e da BBC de Londres. Também foi organista voluntário da Catedral Notre Dame, em Paris. Esteve ausente do Brasil durante dezesseis anos, período em que levou seu talento, e o nome de Olinda, aos maiores palcos do mundo.

Em 1964, voltou definitivamente para o Brasil após ter sido professor catedrático da Universidade de Música de Caracas e da Universidade de Música de Maracaibo, na Venezuela. O músico morreu no dia 10 de outubro de 1993. Deixou uma vasta e preciosa obra de Composições Sacras, Concertos Barrocos, Improvisações, Prelúdios, Noturnos, Valsas, Minuetos, Canções Infantis, Choros, Paráfrases, além de peças para Piano, Canto, Flauta, Clarinete, Fagote, Oboé, Viola, Violão, Violino e Orquestra. Em suas composições, costumava fazer alusão ao badalar dos sinos de Olinda. Entre suas obras mais famosas estão ‘Allegro Apassionato’, ‘Dança Afro-Brasileira’, ‘Acalanto’, ‘Choro n. 1’, ‘Panis Angelicus’ e ‘Tocattina

SERVIÇO
Rua Teotônio Regadas, 2-26 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20021-360 (21) 2332-9223. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. R$ 40, inteira; R$ 20, meia.

Espaço Guiomar Novaes
03 de julho, 19h

A OBRA PARA PIANO DE JÚLIO BRAGA (1918 – 1993)

Professora Tamara Ujakova (piano solo)