Tamara Ujakova apresenta o projeto “O Piano na Música de Câmara”

A professora Tamara Ujakova, coordenadora da iniciativa, conta nesta edição de Presente aqui de casa um pouco do projeto de extensão O Piano na Música de Câmara, desde seu início em 1996 até hoje.

Através de registros sonoros e fotos, os concertos realizados são revividos, assim como a expressiva participação de professores, ex-professores, discentes, técnicos da Escola de Música e artistas convidados.

O acervo documental de mais de 20 anos destaca o objetivo do projeto – a valorização da música de câmara com o piano em sua formação, com ênfase na produção brasileira para o gênero, através de espetáculos, que oferecem a um público amplo a oportunidade de apreciação crítica da música, de forma gratuita e inclusiva.

Tamara Ujakova

Reprodução

Natural do Rio de Janeiro, graduou-se em Piano, e em Órgão, pela Escola de Música da UFRJ, onde também cursou o Mestrado em Música – piano. Recebeu o título de Doutora em Música – Teoria e Prática da Execução Musical pela UNIRIO defendendo a Tese intitulada Toccatas Nordestinas de Júlio Braga: uma proposta de condução sonora.  Foi premiada em vários concursos nacionais de piano, tais como: Prêmio Medalha de Ouro em Piano por unanimidade - Escola de Música da UFRJ; 2º Lugar no Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella - Juiz de Fora - MG; 1º Lugar no Concurso Valores Novos - Sala Cecília Meireles - RJ; 1º Lugar no Concurso Nacional de Piano Natho Henn - Porto Alegre - RS; Prêmio Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira - RJ. Tem recebido críticas elogiosas por suas atuações como solista e camerista em salas do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, entre outros. No campo da música brasileira tem priorizado os compositores contemporâneos através de turnês realizadas na Alemanha, Holanda e EUA, bem como atuado intensamente como intérprete nas Bienais de Música Contemporânea no Rio de Janeiro.

Paralelamente às suas atividades artísticas, desenvolve intensa atividade como docente na Escola de Música da UFRJ, onde também coordena o Projeto de Extensão O Piano na Música de Câmara. Participou de diversas gravações musicais tanto em DVD quanto em CD, tais como: DVD Quadros de uma Alma Brasileira - Sociedade Musical Bachiana Brasileira com a obra Choros Número 5 (Alma Brasileira) 2006; CD Marcas D Água em Duo com o clarinetista Cristiano Alves - Selo Biscoito Fino BC 215 - 2004; CD Piano Contemporâneo - obra Il Fait du Soleil de Ricardo Tacuchian MR08-23 - 2003; CD Desvelo João Guilherme Ripper - obra Preamar TS9810 1998; CD Canções e Serestas Hilda Reis - obra Valsa Fantasia PAS-971 1997; CD Os Mestres e as Crianças Coro Infantil do Rio de Janeiro 1996. Em fevereiro de 2018 participou de recital de piano solo na Embaixada do Brasil em Viena, apresentando obras de compositores brasileiros, com destaque para Júlio Braga, cujas obras para piano foram registradas no Álbum Relevos, primeira produção solo de Tamara Ujakova, lançado no primeiro semestre de 2020.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.