Sacra Vox canta Oração pela Paz, do compositor Henrique de Curitiba

Sacra Vox é a mais nova atração do projeto Presente aqui de casa. Sob a regência de sua maestrina titular, Valéria Matos, o grupo interpreta a Oração pela Paz (Da Pacem Domine), do compositor paranaense de origem polonesa, Henrique de Curitiba Morozowicz (1934-2008).

A obra foi em parte inspirada nos cantos sacros bizantinos e expressa um desejo que atravessa gerações, independentemente de credos ou religiões. Nas palavras do próprio compositor, que deixou um vasto catálogo de composições destinadas ao gênero coral, “O tema da paz continua sempre atual, (...). Esta oração que é quase um grito de angústia, clama ao Senhor, nosso Deus, pela tão desejada paz, por todos os homens de boa vontade”

Gabriela Ramos

A obra integra o repertório do CD do grupo, lançado ano passado, “Música Coral Sacra Brasileira da Segunda Metade do Século XX”. O álbum é resultado do projeto de pesquisa “Panorama da Música Sacra Brasileira”, que desde 2007 mapeia a produção sacra de diferentes períodos históricos e seu impacto sobre o conjunto da música de concerto do Brasil.

Zbigniew Henrique Morozowicz, conhecido como Henrique de Curitiba, foi compositor e professor, e mestre em Composição pelo Ithaca College de New York. Seu catálogo ultrapassa uma centena de títulos. Dentre as obras estão peças para piano solo e música de câmara.

Sacra Vox

O conjunto Sacra Vox é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ, criado em 1998 pela professora Vera Prodan, é dirigido pela regente e professora Valéria Matos, desde 2003. Toma como referência o gênero sacro, realiza pesquisas, levantamento e resgate da produção musical para coro dos diferentes períodos históricos brasileiros e coloca em visibilidade uma vertente expressiva da memória cultural e social do país. Realiza parcerias com outras instituições, difunde o repertório, estimula o canto coral e a produção de novas composições sacras brasileiras. Em suas ações, o Conjunto apresenta um currículo com centenas de concertos de música brasileira e estrangeira, apresentações didáticas, programas de rádio, TV e CDs. O projeto é responsável pela curadoria da série ‘Música Sacra de Todos os Tempos’, que oferece concertos ao público, com

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.