Romantismo Alemão na OSUFRJ

Com seus 99 anos recém comemorados, a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) apresentará no concerto do dia 9 de outubro de 2023 obras de compositores alemães ligados ao Conservatório Real de Leipzig. O mais antigo estabelecimento de ensino musical da Alemanha foi, no século XIX e início do século XX, também, um dos mais importantes da Europa.

EVENTOS OSUFRJ 9 OUT 2023 copiarA orquestra iniciará com a Abertura de ‘Athalia’, obra de Félix Mendelssohn (1809-1847), primeiro diretor do Conservatório, escrita em 1845 para a peça homônima de Jean Racine. Segue a programação com Ferdinand Davi (1810-1873), que trabalhou com Mendelssohn e foi professor de violino no mesmo estabelecimento. Seu ‘Concertino para trombone’ é, ainda hoje, a obra mais executada do compositor.

A OSUFRJ encerra o programa com o ‘Concerto para flauta’ de Carl Reinecke (1824-1910), outro professor que, como Mendelsson, foi diretor do Conservatório de Leipzig. A obra, escrita em 1908, permanece no repertório dos flautistas de todo o mundo. Serão solistas Matheus Pereira da Silva, aluno do curso de Bacharelado em Trombone e Thiago Chatak, do Bacharelado em Flauta da Escola de Música da UFRJ. O concerto será às 19h e conduzirá a OSUFRJ o maestro Ernani Aguiar. O Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ fica na rua do Passeio, 98, no Centro e tem entrada franca, uma oportunidade imperdível para apreciar essa importante fase da música alemã.

Detalhes do evento:

Dia(s): 9 out 2023
Horário: 19h00 - 20h00

Entrada Franca

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290