Ricardo Tuttmann apresenta os caminhos da criação e desenvolvimento da canção alemã

Ricardo Tuttmann, professor do departamento Vocal, passa em revista a história da canção clássica numa série de vídeos, o primeiro dos quais nesta edição de Presente aqui de casa.

O foco é trajetória da canção de câmara escrita para uma única voz acompanhada de instrumento e, além disso, apenas as seculares, as que não apresentam conteúdo religioso.

O primeiro vídeo da série percorre os caminhos da criação e desenvolvimento da canção alemã, desde a sua origem na idade média, passando pela criação do Kunstlied por Franz Schubert, no início do período romântico, até chegar a Richard Strauss.

Ricardo Tuttmann

Professor de Canto da Escola de Música da UFRJ, sua carreira artística vem sendo pontuada por intensa atividade lírica e camerística no Brasil e no Exterior. Vencedor de vários concursos de canto, dentre os quais o Special Award no III Pavarotti International Competition, radicou-se na Alemanha, onde permaneceu por nove anos, contratado pelo Staatstheater Saarbrücken e pela Staatsoper de Hamburgo. Neste período, apresentou-se em várias cidades do Exterior, como Tóquio, Nagoya, Viena, Barcelona, Tel Aviv, Dresden e Luxemburgo. Dentre os inúmeros personagens que já interpretou no palco figuram D. José (Carmen), Erik (Navio Fantasma), Bacchus (Ariadne auf Naxos) e Ismaele (Nabucco). Graduou-se em Canto com a profª Maria Helena Bezzi, cursou o Mestrado sob a orientação da prof. Therezinha Schiavo e o Doutorado orientado pelo prof. Antonio Formaro e coorientado pelo prof. João Vidal. Estudou Música de Câmara com o prof. Luiz Senise, com quem forma o Duo Tuttmann – Senise, dedicado à música de câmara vocal. Com o violonista prof. Clayton Vetromilla, forma o Duo Tuttmann – Vetromilla.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.