Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente tem lançamento com live. Parceria da UFRJ.

Para marcar o lançamento do Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promovem pela internet nesta terça-feira, 30/6, às 18h, um debate em forma de “live”, abordando relação entre as artes e o Patrimônio Cultural – um dos focos do projeto – e, também, as formas alternativas de acesso às artes durante o distanciamento social.

2020 06 15 142002

Participam do debate Chico Teixeira, cantor, compositor, instrumentista e pesquisador de cultura popular; Leonidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Luciano Silva, presidente da Funarte e Bia Bedran, cantora, compositora, escritora e mestre em estudos contemporâneos das artes. A mediação é de Marcelo Jardim, diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do projeto Bossa Criativa. Para assistir a live, basta inscrever-se no canal do Bossa Criativa no Youtube.

O Bossa Criativa – Arte de Toda Gente é uma parceria da Funarte com a UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música, e reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. Suas atividades se iniciam com “pocket shows”, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e contam com a participação de artistas de todo o Brasil. Dele fazem parte, ainda, um edital para novas propostas artísticas e culturais e um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente e se estenderá ao longo de 2021, também com eventos presenciais em nove pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural brasileiro.