176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Programação da Semana de Aniversário da EM/UFRJ terá debate sobre projetos socioculturais e desenvolvimento musical através da estruturação pedagógica em 17/08

Em 2023, a Escola de Música da UFRJ completa 175 anos dedicados ao ensino musical no Brasil. Para celebrar este um século e três quartos de história, entre 14 e 18 de agosto, será celebrada a Semana de Aniversário da EM/UFRJ, evento que contará com uma extensa gama de apresentações.

Os trabalhos da quinta-feira (17/08) serão iniciados às 14h com o debate “Música e Arte na construção da Cidadania: os projetos socioculturais e o desenvolvimento musical através da estruturação pedagógica”. Participarão representantes de diversos projetos, entre eles:

João Victor Reis, coordenador do Projeto Aprendiz Musical, de Niterói, que tem por missão promover a educação musical para crianças e jovens até 24 anos, que tenham estudado na rede municipal de ensino da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes.

Magali Kleber, diretora artística doFestival de Música de Londrina, evento promovido pelo Governo do Paraná, Prefeitura do Município de Londrina, Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, e reconhecido pela inclusão social e pela diversidade tanto nos cursos quanto na grade artística.

Marcelo Emygdio Santos, coordenador da Rede Brasileira de Práticas Musicais Reflexivas - Centro de Convivência Arte & Vida. Originado em Arapongas, no Paraná, o projeto foi fundado em 2005 e atua no tripé do desenvolvimento da arte, da cultura e do protagonismo social, possibilitando acessos a experiências, manifestações culturais e esportivas, e contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade e de risco social.

Marcelo Jardim, vice-diretor da EM/UFRJ e coordenador do Programa Arte de Toda Gente, fruto de uma parceria que une UFRJ e Funarte, que tem como objetivo maior democratizar e estimular, de modo inclusivo, a produção das artes e a diversidade cultural brasileira. Atualmente o Programa compreende sete projetos que juntos abarcam uma intensa agenda de eventos e atividades, todas focadas no desenvolvimento artístico e pedagógico das artes através de capacitação, formação, aperfeiçoamento, compartilhamento, difusão de informação, inclusão e acessibilidade.

Milton Dornellas, coordenador do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA), uma política pública do Governo do Estado da Paraíba que busca fomentar o exercício da cidadania e promover a inclusão, democratização do acesso à arte, difusão da música em sua diversidade e o desenvolvimento humano através do ensino coletivo de música com formação de orquestras e outros grupos musicais voltados para crianças e adolescentes atendidos pela rede pública de ensino ou em situação de vulnerabilidade social.

Rodrigo Belchior, coordenador doProjeto Solar Meninos de Luz, dedicado a transformar vidas de crianças e adolescentes da comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo com ações preventivas e assistenciais, através da educação integral e humanista, promotora da paz e harmonia na família e sociedade.

A entrada é gratuita e a Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, Centro.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)