Programação da Semana de Aniversário da EM/UFRJ terá debate sobre projetos socioculturais e desenvolvimento musical através da estruturação pedagógica em 17/08

Em 2023, a Escola de Música da UFRJ completa 175 anos dedicados ao ensino musical no Brasil. Para celebrar este um século e três quartos de história, entre 14 e 18 de agosto, será celebrada a Semana de Aniversário da EM/UFRJ, evento que contará com uma extensa gama de apresentações.

Os trabalhos da quinta-feira (17/08) serão iniciados às 14h com o debate “Música e Arte na construção da Cidadania: os projetos socioculturais e o desenvolvimento musical através da estruturação pedagógica”. Participarão representantes de diversos projetos, entre eles:

João Victor Reis, coordenador do Projeto Aprendiz Musical, de Niterói, que tem por missão promover a educação musical para crianças e jovens até 24 anos, que tenham estudado na rede municipal de ensino da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes.

Magali Kleber, diretora artística doFestival de Música de Londrina, evento promovido pelo Governo do Paraná, Prefeitura do Município de Londrina, Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, e reconhecido pela inclusão social e pela diversidade tanto nos cursos quanto na grade artística.

Marcelo Emygdio Santos, coordenador da Rede Brasileira de Práticas Musicais Reflexivas - Centro de Convivência Arte & Vida. Originado em Arapongas, no Paraná, o projeto foi fundado em 2005 e atua no tripé do desenvolvimento da arte, da cultura e do protagonismo social, possibilitando acessos a experiências, manifestações culturais e esportivas, e contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade e de risco social.

Marcelo Jardim, vice-diretor da EM/UFRJ e coordenador do Programa Arte de Toda Gente, fruto de uma parceria que une UFRJ e Funarte, que tem como objetivo maior democratizar e estimular, de modo inclusivo, a produção das artes e a diversidade cultural brasileira. Atualmente o Programa compreende sete projetos que juntos abarcam uma intensa agenda de eventos e atividades, todas focadas no desenvolvimento artístico e pedagógico das artes através de capacitação, formação, aperfeiçoamento, compartilhamento, difusão de informação, inclusão e acessibilidade.

Milton Dornellas, coordenador do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA), uma política pública do Governo do Estado da Paraíba que busca fomentar o exercício da cidadania e promover a inclusão, democratização do acesso à arte, difusão da música em sua diversidade e o desenvolvimento humano através do ensino coletivo de música com formação de orquestras e outros grupos musicais voltados para crianças e adolescentes atendidos pela rede pública de ensino ou em situação de vulnerabilidade social.

Rodrigo Belchior, coordenador doProjeto Solar Meninos de Luz, dedicado a transformar vidas de crianças e adolescentes da comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo com ações preventivas e assistenciais, através da educação integral e humanista, promotora da paz e harmonia na família e sociedade.

A entrada é gratuita e a Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, Centro.