Panorama divulga produção contemporânea

O Panorama da Música Brasileira Atual, mostra de música contemporânea de concerto promovida pela Escola de Música (EM) há quarenta anos, realiza de 5 a 9 de novembro a sua 29ª edição. O evento é um dos mais importantes festivais do país, sendo responsável por inúmeras estreias mundiais, interpretadas tanto pelos corpos estáveis da Escola de Música da UFRJ como por músicos convidados.

Foto: Arquivo
 osufrj400
 OSUFRJ na edição 2012 do Panorama da Música Brasileira Atual.

O Panorama, cuja programação pode ser consultada no final da matéria, acontece este ano em três espaços – a Sala da Congregação da Escola de Música, o Salão Leopoldo Miguez e a Sala Cecília Meireles.

Criado em 1978 é o festival nacional de música brasileira de concerto com o maior número de edições. Em 2018 estão programadas setenta estreias para formações instrumentais e vocais diversas, destacam-se as peças para orquestra sinfônica selecionadas no V Concurso Nacional de Composição da Escola de Música da UFRJ “Homenagem a José Siqueira”. Nesse certame foram premiados os compositores Ivan Paparguerius (1º lugar), Helder Oliveira (2º lugar) e Marcel Castro Lima (3º lugar), cujas obras serão apresentadas como parte do concerto de abertura pela Orquestra Sinfônica da UFRJ.

O público terá oportunidade também de assistir duas peças selecionadas em um outro concurso – o 1º Concurso Minerva de Composição Musical “Homenagem a Marisa Rezende” – cujo objetivo foi o de premiar compositores que fossem alunos do curso de Bacharelado em Música/Composição da Escola de Música. As obras dos alunos vencedores Lucas Chaboudet e Rodrigo Camargo serão interpretadas pela Orquestra de Sopros da Escola de Música.
Constam da programação outros sete concertos, cujo repertório abrange a música de câmara – com a execução de obras cuja formação vai desde o instrumento solo, passando pelos já consagrados quarteto de cordas e quinteto de sopros, se estendendo até ao conjunto de saxofones, – e a música coral.

A Comissão Organizadora do XXIX Panorama é composta pelos professores Liduino Pitombeira (coordenador), Carlos Almada, João Guilherme Ripper, Pauxy Gentil-Nunes e Roberto Macedo.

SERVIÇO
Salão Leopoldo Miguez | Sala da Congregação da Escola de Música. Rua do Passeio 98, Centro. Rio de Janeiro. Sala Cecília Meireles. Largo da Lapa, 47 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20021-180 Telefone: (21) 2332-9223.