OSUFRJ no III Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ

O programa, que se integra ao III Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ, aborda obras de compositores brasileiros com ênfase nos instrumentos de cordas.

Portal de Eventos OSUFRJ 11 NOV 1Maria Di Cavalcanti é professora da Escola de Música da UFRJ. A “Lenda do Guaraná” foi composta por encomenda do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos – projeto da Funarte desenvolvido em parceria com a UFRJ. A obra expressa musicalmente a história da origem do guaraná na tradição do povo indígena Saterê-Mawé, que vive no Amazonas e conhecido pelo descobrimento e uso da planta. A lenda narra a história de Cauê, a criança morta por Jurupari, deus da escuridão transformado em cobra. A pedido de Tupã, os pais enterram os olhos da criança, nascendo assim o Uaraná, planta que trará felicidade para a aldeia. Leopoldo Miguéz foi diretor do Instituto Nacional de Música. É autor de uma das primeiras obras de câmara do repertório brasileiro tendo o contrabaixo como instrumento solista. O “Impromptu” foi composto em 1898 para o recital de formatura de Alfredo de Aquino Monteiro, aluno de contrabaixo de Ricardo Roveda professor do instrumento no Instituto Nacional de Música. A partir da partitura original de Miguéz o compositor Roberto Macedo produziu uma transcrição da parte de piano para orquestra de cordas. O violão é um dos mais populares instrumentos dentre os brasileiros, com um grande repertório na música de concerto, ao qual se junta o “Concerto para Violão e Orquestra de Cordas” de Marcus Ferrer, composto em 2018, estreado por Bartholomeu Wiese na Espanha e que agora ganha sua primeira audição no Brasil. Newton Pádua foi violoncelista e professor de composição da Escola Nacional de Música. Sua “Suíte à Antiga” para cordas é composta por cinco movimentos: Pavana, Minueto, Sarabanda, Gavota e Giga. A estreia da obra ocorreu em 28 de setembro de 1940 no Salão Leopoldo Miguéz pela Orquestra do Conservatório de Música do Distrito Federal sob a regência de Carlos de Almeida. O material da obra, entretanto, está incompleto, tendo restado do último movimento apenas uma parte de primeiro violino. A obra retorna agora ao repertório das orquestras através de uma edição preparada pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais, projeto da Funarte em parceria com a Escola de Música da UFRJ.

O concerto será realizado no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, dia 11 de novembro, sábado, 17h. Serão solistas Rodrigo Favaro (contrabaixo), na obra de Miguéz, e Bartholomeu Wiese (violão), na obra de Ferrer. A OSUFRJ terá Roberto Duarte como regente. A entrada é gratuita e o Salão Leopoldo Miguéz fica na rua do Passeio, 98, Centro.

Detalhes do evento:

Dia(s): 11 nov 2023
Horário: 17h00 - 18h30

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290