Orquestra Sinfônica e Coro Infantil da UFRJ homenageiam Edino Krieger em dois concertos na Sala Cecília Meireles

Com regência do maestro André Cardoso, dia 5 de maio, às 19h, e, no dia 6 de maio às 16h, na Sala Cecília Meireles, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, em sua 99ª temporada, e o Coral Infantil da UFRJ realizam dois concertos em homenagem a Edino Krieger que completaria 95 anos nesse ano corrente.

2023cartazx03NNo programa, tendo como solista a soprano Michele Menezes e como narrador o barítono Inácio de Nonno, a primeira peça executada será o Romance de Santa Cecília, do compositor homenageado Edino Krieger, que a ele foi encomendada por Henrique Morelenbaum, em 1989, por ocasião da reabertura da Sala Cecília Meireles que havia passado por uma reforma.

No histórico dessa peça musical consta que para a compor, Edino Krieger se inspirou no poema homônimo de Cecília Meireles que narra a vida de Santa Cecília, filha de romanos abastados, convertida ao cristianismo, a quem tentaram sem sorte separar seu corpo de sua cabeça por três vezes. E que, em sua estréia em 1989, a narração que dela faz parte foi realizada pela atriz Maria Fernanda, filha de Cecília Meireles.

Em acréscimo às informações a respeito da obra Romance de Santa Cecília, de Edino Krieger, o maestro André Cardoso faz saber que, após sua única execução no já citado ano, ela permaneceu em manuscrita e, só agora, trinta e quatro anos depois, volta a ser executada no palco da Sala Cecília Meireles, na mais que justa homenagem a esse grande compositor brasileiro.

No encerramento dos dois concertos, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro irá interpretar a Sinfonia número 2 em Ré maior, op.73, do compositor Johannes Brahms, escrita no verão de 1877, e considerada pelo crítico musical Rubner de Abreu como a “mais lírica e luminosa“ das sinfonias por ele escritas.