OSUFRJ abre temporada 2023 com dois concertos no mês de março

São dois os concertos que, em março de 2023, fazem parte da 99ª temporada da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro- OSUFRJ-. O primeiro com regência de Felipe Prazeres, um dos spallas dessa orquestra, tem por data o dia 8 de março, às 19h, no Salão Leopoldo Miguéz, da Escola de Música da UFRJ.

Nesse concerto, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, em formação de câmara, irá apresentar um programa constituído por obras de compositores que figuram entre os mais importantes dos períodos barroco, clássico e romântico.

Nadejda Costa

Os regentes. Felipe Prazeres (acima) conduz a OSUFRJ no concerto do dia 8 de março, Thiago Santos (abaixo), no do dia 23.

Do compositor Mozart, duas peças musicais serão interpretadas: Música fúnebre maçônica em Dó menor (1785) e Divertimento em Mi bemol maior (1771). A composição de Bach, Concerto para piano em Ré maior (1738), terá como solista o pianista José Sacramento, aluno do bacharelado em piano da Escola de Música, da classe do professor Ronal Silveira que, no Concurso para Jovens Instrumentistas realizado em 2022, tornou patente seu talento e técnica ao ser um dos alunos escolhidos para atuar junto à OSUFRJ em sua temporada do ano de 2023.

Em acordo ao Diretor Artístico e Regente Titular da OSUFRJ, André Cardoso, o programa desse primeiro concerto da 99ª temporada será finalizado com a Serenata para cordas op. 48 (1880), de Tchaikovsky, composição que se tornou referência no repertório para orquestras de cordas.

O segundo concerto dessa temporada acontece no dia 23 de março de 2023, às 19h, no Salão Leopoldo Miguéz, da Escola de Música da UFRJ. Em formação de orquestra de cordas, a regência da Orquestra Sinfônica da UFRJ estará sob a responsabilidade de Thiago Santos, graduado pela Escola de Música da UFRJ no Curso de Regência, na classe do professor André Cardoso, e, com orientação do mesmo docente no Mestrado Acadêmico dessa mesma Unidade de Ensino.

Do sólido e eminente currículo de Thiago Santos não se pode deixar de acentuar que, no contexto histórico brasileiro no qual já emergia o anseio pela inclusão sócio-econômica nas mais diferentes estruturas sociais, a elaboração de seu projeto intitulado Bebendo o Concerto, com vista à formação de platéia para a música clássica, foi, em 2020, premiado pelo edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Em significativa diferença no que diz respeito às constituições desses programas da 99ª temporada da Orquestra Sinfônica da UFRJ, esse segundo concerto é basicamente formado por obras produzidas no século XX. Com exceção da pungente peça Mélancolie op. 48 nº 3, composta em 1888 por Eduard Náprawnik, as demais foram escritas no século passado pelos compositores ingleses, William Walton- Duas peças do filme Henry V (1944) -, e por Benjamin Britten - Simple Symphony op.4(1934) -. Do compositor brasileiro, Camargo Guarnieri, será apresentado o Concerto para Cordas e Percussão (1972), no qual ele agregou à tradicional orquestra de cordas, os tímpanos e a caixa.