OSUFRJ encerra 99ª Temporada com concerto natalino

Com entrada franca, o concerto de Natal, que encerra a 99ª temporada da Orquestra Sinfônica da UFRJ, será realizado no dia 19 de dezembro, às 18:00h, na Igreja São Francisco de Paula, no Largo de São Francisco, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.Na regência da orquestra estará seu Diretor Artístico e Musical, o maestro André Cardoso.

Diário do Rio
 width=
Igreja da Ordem Terceira dos Ministros de São Francisco de Paula, no Centro do Rio Foto Cleomir Tavares

O concerto conta com a participação do barítono Cristóbal Rioseco; do Coro Brasil Ensemble e do Coral Infantojuvenil da UFRJ e da Classe de Canto Coral da Escola de Música da UFRJ.

A direção do Coro Brasil Ensemble e do Coral Infantojuvenil da UFRJ será da maestrina Maria José Chevitarese, e, sob a responsabilidade de Juliana Melleiro a Classe de Canto Coral da Escola de Música da UFRJ.

Dentre os conhecidos compositores cujas obras serão interpretadas constam os nomes de: Tchaikovsky, Samuel Coleridge Taylor, Irving Berlim, Gustav Holst, Leroy Anderson e Gabriel Faure.

Entre as obras que serão apresentadas, algumas têm em comum o fato de terem sido compostas a partir da reunião de diferentes canções natalinas em suas estruturas orquestrais, como no caso da composição de Coleridge Taylor, cuja audição permite reconhecer três tradicionais canções desse período, “Godrestyoumerry gentlemen”, “Good King Wenceslas” e “Harktheheraldangelssing”, enquanto nas de Gustav Holst e Leroy Anderson podem ser identificadas as canções “Goodchristianmenrejoice”, “The firstNowell”,“Noite Feliz”, “Jingle Bells” e “Adeste Fideles”.

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro -OSUFRJ- interpretará ainda nesse concerto natalino uma obra de Faure, o último movimento da Suíte “As estações” de TCHAIKOVSKY e, de seu balé, “O Quebra Nozes”, executará uma valsa.

Programa

1. P. I. TCHAIKOVSKY (1840-1893) – Nöel, de As Estações op.37 (1876) Orquestração de Theodore Tobani.

2. P. I. TCHAIKOVSKY – Valsa das Flores, do balé O Quebra-Nozes op.71 (1892)

3. Samuel COLERIDGE-TAYLOR (1875-1912) – Christmas Overture (1910)

4. Irving BERLIM (1888-1989)– White Christmas (1942) Orquestração de André Cardoso

5. Gabriel FAURÉ (1845-1924) – Nöel d’enfants (1890) Orquestração de Mateus Araujo