Orquestra se Sopros se apresenta dia 23 na Sala Cecília Meireles

Sob a regência de Marcelo Jardim, a Orquestra de Sopros da UFRJ se apresenta dia 23 de maio na Sala Cecília Meireles em mais um concerto da temporada. O espetáculo, marcado para às 20h, integra a série Sala Orquestras.

Em destaque “Danças Sinfônicas e Populares”; o que promete agradar um público diversificado. No programa, peças de Fukuda, Mignone, Murillo Santos, Ursicino e Leonard Bernstein.

Regente e orquestra

coralinfantil
 Marcelo Jardim, regente titular e diretor musical da Orquestra de Sopros

Marcelo Jardim é professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da EM/UFRJ, na qual é também seu atual diretor artístico e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Concluiu o bacharelado e o mestrado em Regência pela UFRJ e doutorado em Práticas Interpretativas pela UNIRIO, com a tese “A Banda do Villa: a Obra para Banda de Heitor Villa-Lobos”. Foi o responsável pela criação e organização do curso de regência de banda no Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém/PA e através da colaboração acadêmica, atuou na direção artística do Festival Música das Américas e Festival Internacional de Música do Pará. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos Painéis FUNARTE de Bandas de Música, tendo sido responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda, da mesma instituição. É membro do conselho diretor da WASBE (World Association of Symphonic Bands and Ensembles). Mantêm uma agenda como professor convidado em festivais e seminários no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, além de atuar como regente convidado em orquestras sinfônicas e bandas sinfônicas.

A Orquestra de Sopros da UFRJ é formada por alunos de graduação em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de Música da UFRJ, inscritos na disciplina de Prática de Orquestra, e atua diretamente no suporte ao bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela EM/UFRJ desde 2011.  Tem por objetivos proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais. Sua primeira estrutura organizacional se deu em novembro de 2017, e desde então mantêm ininterrupta temporada de concertos, tendo sido responsável por dezenas de primeiras audições, de obras de compositores brasileiros e internacionais. Em 2009 gravou o CD "A Obra para Orquestra de Sopros de Heitor Villa-Lobos” e em 2017 o CD ao vivo "Dobrados para o Itamaraty". Já teve como solistas o Quinteto Villa-Lobos, o clarinetista Cristiano Alves, o tubista Albert Khattar, o trombonista João Luiz Areias, o trompetista Nailson Simões, o saxofonista Pedro Bittencourt, o saxofonista Léo Gandelman, o soprano Veruschka Mainhardt, o Quinteto de Metais da UNIRIO, o Quinteto de Metais MP5, o percussionista Aníbal Borzone, o oboísta Thomas Indermühle entre outros músicos e grupos de destaque. Tem como diretor musical o maestro Marcelo Jardim, professor de regência de banda e prática de orquestra, da EM/UFRJ.

SERVIÇO
Sala Cecília Meireles, Largo da Lapa, 47. 21 2332-9223, 21 2332-9224. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. R$ 40 23 de maio, 20h.

SALA CECÍLIA MEIRELES

23 MAIO de 2019, 20h, QUINTA

DANÇAS SINFÔNICAS E POPULARES

ORQUESTRA DE SOPROS DA UFRJ
Marcelo Jardim, regência

YOSUKE FUKUDA
Danças Sinfônicas (dur. 22min)
I – Danças Renascentistas
II – Tango
III – Quadrilha
IV – Spirituals (Réquiem Bon-Odori Uta)
V – Dança do Ventre

FRANCISCO MIGNONE
Congada (transc. Dieter Lazarus, edição e revisão Marcelo Jardim), dur. 5min.

MURILLO SANTOS
Batuque (edição e revisão Marcelo Jardim (dur. 5min)

JOSÉ URSICINO DA SILVA (DUDA)
Suíte Marajoara (edição e revisão Marcelo Jardim (dur. 12min)
I – Carimbó da Ilha do Marajó
II – Ver o Peso (dobrado)
III – Festa do Círio de Nazaré (valsa)
IV – Frevo do Amor

LEONARD BERNSTEIN
Danças Sinfônicas de "West Side Story” (transc. Paul Lavender), dur. 22min.