Orquestra de Sopros da UFRJ e convidado especial se apresentam no Salão Leopoldo Miguéz

Com apoio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais- SINOS- e Direção Musical de Marcelo Jardim, o Projeto Bandas, uma parceria UFRJ/FUNARTE, realiza o segundo concerto da Orquestra de Sopros da UFRJ, no dia 29 de maio às 19h, tendo como convidado especial o aclamado flautista Antonio Rocha (foto), considerado por Altamiro Carrilho seu sucessor natural.

2023 antoniorocha dentroCom uma trajetória profissional que conferiu a ele o título de sucessor de Altamiro Carilho, como não poderia deixar de ser, caberá a Antonio Rocha o solo da obra que tem por título Meu sonho é você, de Altamiro Carrilho, que nesse concerto será executada em acordo à revisão e adaptação para a formação de orquestra de sopros, realizada por Marcelo Jardim. Será também de Antonio Rocha o solo da peça musical Zinha, de Pattápio Silva. E, na apresentação da composição Antilhano, de Francisco Lucas Duchesne, com arranjo de Marcelo Jardim, será dele a incumbência de conduzir a orquestra.

Fazem ainda parte do programa: Quebra-quebra minha gente, de Henrique Alves de Mesquita; Polca em Dó número 2, de Viriato Figueira; Tymburibá, de Francisco Braga; Tango Brasileiro, de Alexandre Levy; Saudades, saudades, de Ernesto Nazareth e Rosana, de Hudson Nogueira, na versão para formação de bandas sinfônicas com arranjos de Everson Moraes, Gabriel Dellatorre, regente assistente da Orquestra de Sopros da UFRJ, recém aprovado no Concurso de Professor Substituto da Escola de Música e, também, o responsável pela revisão e transcrição da obra Carlos Gomes no frevo, assume a regência da orquestra.

De outras informações que fazem parte da totalidade desse concerto, merece ser assinalado com matiz mais intenso, o seguinte fato: as partituras que nesse concerto forem utilizadas serão publicadas na Série Música Brasileira para Bandas, que faz parte da estrutura do site do Projeto Bandas, e poderão, de forma gratuita, serem  acessadas a partir de agosto,  no endereço www.artedetodagente.com.br , por regentes e instrumentistas da formação de bandas sinfônicas.