“O Ensaio de Ópera” e “A Cartomante”: Projeto Ópera na UFRJ leva espetáculo gratuito duplo aos palcos do Rio de Janeiro

O Projeto Ópera na UFRJ, uma das mais longevas iniciativas culturais da Universidade, levará um duplo espetáculo aos palcos do Rio de Janeiro em 2023. Serão duas óperas apresentadas em sequência: “O Ensaio de Ópera”, de Albert Lortzing; e “A Cartomante”, de Eduardo Frigatti.

2023 Cartaz eletroonico final   opera23Segundo o maestro André Cardoso, que participará da regência de ambas, “O Ensaio de Ópera” é um divertido singspiel que aposta na metalinguagem para desenvolver uma comédia sobre o próprio universo operístico. “‘Die Opernprobe’ é do compositor alemão Albert Lortzing (1801-1851), pouco executado no Brasil. Trata-se de um singspiel, ou seja, um gênero teatral que alterna diálogos falados e trechos cantados. É uma história divertida, que tem a ópera como assunto central, na qual um nobre, apaixonado pelo gênero, coloca seus empregados para encenar um espetáculo. Será cantada e dialogada em português, com o título de ‘O Ensaio de Ópera’”, explica o maestro.

“Em seguida será a vez de ‘A Cartomante’, uma ópera de Eduardo Frigatti, compositor brasileiro residente na Polônia. Será uma estreia mundial, ou seja, a primeira vez que aópera será encenada. Baseada em famoso conto de Machado de Assis, a ópera foi uma das finalistas do concurso instituído em 2022 pelo Fórum Brasileiro de Ópera”, completa André Cardoso.

A direção-geral fica a cargo de Lenine Santos, que descreve a produção de um evento de tal porte como desafiadora, mas satisfatória. “A experiência de produzir duas óperas este ano, num espetáculo dinâmico, complexo e metalinguístico, foi repleta de desafios que fomos superando a cada dia. ‘O Ensaio de Ópera’ é uma comédia sobre o próprio métier operístico e o amor a esse gênero. Será seguido pela estreia de ‘A Cartomante’, uma clássica tragédia urbana brasileira, que tem potencial musical e dramático para permanecer no repertório dos grandes teatros. Estamos muito felizes com o resultado que o esforço coletivo nos trouxe”, comenta o diretor.

A itinerância é uma parte importante do projeto. O intuito é levar a produção nascida na Universidade a outras cidades e comunidades, seja com os espetáculos completos, como acontecerá na Escola de Música e na Cidade Universitária, seja com versões menores, acompanhadas por piano, em eventos e palcos mais econômicos. As datas inicialmente agendadas para as récitas são as seguintes: 22/06 (19h), 23/06 (19h), 24/06 (17h) e 25/06 (17h) no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ; e 03/07 (13h) no Auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. A entrada é franca.

As apresentações acontecem num contexto de forte retomada cultural e, especificamente, de um grande reavivamento do gênero operístico no Brasil. O momento atual é marcado por várias estreias de óperas nacionais que tratam de temas históricos, literários e dramáticos brasileiros se sucedendo em várias cidades e regiões do país, atraindo uma população jovem e talentosa para os palcos líricos.

Fruto de uma parceria que envolve quatro unidades da UFRJ (Escola de Música, Escola de Comunicação, Escola de Belas Artes e Fórum de Ciência e Cultura), o Projeto Ópera na UFRJ demanda grande integração institucional. A realização de um evento de tamanha envergadura é viabilizada através da participação de professores e alunos de áreas como artes cênicas, cenografia, direção teatral, figurino, indumentária, música, produção, visagismo, regência coral e orquestral, além de mais de 150 elementos da

Orquestra Sinfônica da UFRJ, apenas para citar alguns envolvidos. O Projeto Ópera na UFRJ une-se para essa produção ao Projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). Resultado da parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a UFRJ, o Projeto Sinos tem como escopo principal a capacitação de regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, oferecendo suporte aos projetos sociais de música com foco no desenvolvimento das orquestras-escolas em todo o Brasil.

A iniciativa também conta com o apoio de: Casa da Ciência; Circuito Proart; Faperj; Politécnica UFRJ; PPGM; Promus; Universidade Federal de Juiz de Fora/ Pró-Música.

Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro. O Auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ fica na Avenida Athos da Silveira Ramos 149, Bloco A, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

PROJETO ÓPERA NA UFRJ 2023 apresenta
“O ENSAIO DE ÓPERA” e “A CARTOMANTE”
(Um espetáculo duplo de ópera - díptico)

Direção Geral: Lenine Santos
Direção junto à Extensão e Funarte: Homero Velho
Direção junto ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ: Andrea Adour
Setor Artístico da Escola de Música da UFRJ: Marcelo Jardim
Orquestra Sinfônica da UFRJ

O Ensaio de Ópera
Música e libreto: Albert Lortzing (1801-1851)
Versão em português: Helen Heinzle Sathler

Produção executiva: Fabricia Medeiros / André Garcez
Orientador de figurino: Leo Jesus
Figurinistas: Carla Teixeira e Carlos Almeida
Assistentes de figurino: Beatriz Gandra, Nícolas Rodrigues e Stephanie Guimarães
Estagiáros de figurino: Denise Silva, Lorena Couto, Raquel Costa e Thaís Frossard.
Orientadora de Cenografia: Andréa Renk
Cenógrafas: Julia Conde / Yasmin Barbosa de Macedo