Rachid + Rachid em Música no Palácio

Alexandre e Aloysio Rachid, irmãos e pianistas, dividem o palco na próxima terça-feira, dia 29, em mais um recital da série Música no Palácio, iniciativa que destaca a produção de câmara em todas as suas formações. O projeto é resultado de uma parceria do Centro Cultural do Museu da Justiça (CCMJ) com a Escola de Música da UFRJ, responsável pela curadoria dos espetáculos..

Da esq. para dir., Aloysio e Alexandre Rachid.

Repertório

Aloysio Rachid interpreta obras de Bach, Liszt, Saint-Preux e dos brasileiríssimos Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Ary Barroso, entre outros compositores. Seu irmão, Alexandre Rachid, encerra o programa brindando o público com improvisações, nos estilos Barroco, Clássico, Impressionista e Contemporâneo, sobre o tema de “Cai, Cai, Balão”, cantiga folclórica resgatada por Villa-Lobos.

Músicos

Alexandre Rachid é organista, pianista e compositor. Bacharel e Mestre em Órgão pela UFRJ. Doutor em Composição pela UNIRIO, tendo sido orientado pelo renomado compositor e docente Ricardo Tacuchian. Atualmente é professor de Órgão da Escola de Música da UFRJ e Curador da Série Internacional de Órgão da UFRJ. Como compositor escreveu a “Ave Maria” para Coro e Orquestra, estreada por ocasião da vinda, em 1997, do Papa João Paulo II ao Rio de Janeiro; “Variações sobre um Tema Chinês”, para Piano, estreada no Grande Teatro da Universidade de Pequim, em 2007, pela pianista brasileira radicada em Londres, Clélia Iruzun; e "Variações sobre o tema dos barqueiros do Rio Volga", executada pela primeira vez na reinauguração da Sala Cecília Meirelles, em 2014.

Aloysio Rachid é um pianista carioca, vencedor de nove dos mais importantes concursos de piano no país; entre eles, o Oscar Lorenzo Fernandez (1986) e duas medalhas de ouro nos Concursos do Museu Imperial de Petrópolis (1980). Tem programas de música gravados para rádio e TV e se apresenta regularmente em diversas salas de concertos brasileiras. Seguindo uma tendência mundial marca presença nas redes sociais, com canais no YouTube dedicados à boa música, que contabilizam mais de 15 milhões de visualizações e cerca de 20 mil inscritos. Seus arranjos do repertório de concerto e de canções populares angariaram um público virtual espalhado pelo Brasil e por diversos países das Américas, Ásia, Oceania, África e Europa.

SERVIÇO
Antigo Palácio da Justiça (CCMJ) – Salão Nobre, 3o andar. Rua Dom Manuel, 29 - Centro, Rio de Janeiro – RJ. 55 21 3133-3368 / 3133-3366. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Dia 29 de outubro, às 19h. Entrada Franca, com distribuição de senhas 30min antes. Classificação indicativa: Livre

REPERTÓRIO

Aloysio Rachid

1. Cantata 147 Jesus Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach
2. Ave Maria dos Andores, de Vicente Paiva e Jaime Redondo
3. Escorregando, de Ernesto Nazareth
4. Ária da Quarta Corda, de Johann Sebastian Bach
5. Sonho de Amor, de Franz Liszt
6. Divertissement, de Saint-Preux
7. Carinhoso, de Pixinguinha
8. Aquarela do Brasil, de Ary Barroso

Alexandre Rachid

Improvisações de Estilos Eruditos ao Piano
Tema: Cai, cai, Balão, aqui na minha mão!

Estilo Barroco: este tema servirá de base para utilização de técnicas contrapontísticas e de imitação, como por exemplo, fugato, com movimentos diretos e inversos, com marchas modulantes, episódios com passagens por tons vizinhos, divertimentos utilizando a cabeça ou cauda do tema, e seções com stretto.

Estilo Clássico: o tema vai assumir a Forma Sonata, com tema no tom principal, ponte modulante, segundo tema no tom da dominante, desenvolvimento temático com uso de partes do tema, reexposição e coda.

Estilo Impressionista: o tema será trabalhado sob o prisma da Escala de Tons Inteiros, com utilização de harmonias com quintas consecutivas e superpostas, juntamente ao emprego de glissando ascendentes e descendentes, e acordes de 9° Maior com inversões cromáticas.

Estilo Contemporâneo: o tema assumirá roupagem com emprego de ostinatos percussivo e utilização de escalas octatônicas e politonalismo.