Música no Palácio: óperas no CCMJ

Música no Palácio, iniciativa do Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) e curadoria da Escola de Música, apresenta em julho e agosto duas montagens do Opera Studio UFRJ, projeto que reúne alunos da Escolas de Música, Comunicação, Belas Artes e Educação Física e Desportos.

Fotos: Reprodução
 foto1foto2

Horários. Uma Educação Incompleta, de 23 a 26 de julho, às 19h. O Gato de Botas, de 30/07 a 02/08, às 19h.

De 23 a 26 de julho, sempre às 19h, a Sala Multiuso do CCMJ destaca a opereta “Uma Educação Incompleta”, de Emmanuel Chabrier. De 30/07 a 02/08, também às 19h, é a vez de “O Gato de Botas”, de Xavier Montsalvatge.

Com entrada franca, a classificação etária recomendada é 12 anos para ambos espetáculos.

Uma Educação Incompleta

Uma Educação Incompleta (Une Éducation Manquée) é uma opereta cômica em um ato e nove cenas com música de Emmanuel Chabrier e libreto em francês de Eugène Leterrier e Albert Vanloo. Composta em 1878-79, a obra, ambientada no século XVIII, é uma opereta leve e viva, estilo em que Chabrier se destacou.

Infelizmente hoje pouco encenada a obra foi a seu tempo apreciada por compositores do calibre de Ravel, Hahn e Messager.

O enredo conta a história do Conde Gontran, nobre que teve uma educação refinada e de extrema qualidade e abrangência. Porém, quando se vê casado com sua prima, Hélène, percebe subitamente que não domina certos assuntos primordiais para a noite de núpcias. Sua educação está incompleta!

O Gato de Botas

O Gato de Botas (El Gato con Botas) é uma ópera em um ato e cinco cenas, com partitura de Xavier Montsalvatge, figura chave da música espanhola da segunda metade do séc. XX, e libreto de Néstor Luján. Baseada no conto homônimo de Charles Perrault foi composta no verão de 1947 e estreou no ano seguinte em Barcelona.

O enredo conta a história de um jovem moleiro que, após a morte do pai, recebe de herança apenas um gato; mas não um animal comum - racional e falante, ele promete felicidade e fortuna a seu dono em troca de chapéu, espada e um par de botas.

Segundo os realizadores, uma defesa desavergonhada dos livros e da imaginação. Tanto para crianças quanto para adultos.

SERVIÇO
Antigo Palácio da Justiça – Sala Multiuso. Rua Dom Manuel, 29 - Centro, Rio de Janeiro – RJ. 55 21 3133-3368 / 3133-3366. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entrada Franca, com distribuição de senhas 30min antes.