Ex-aluno da EM ganha bolsa para o Royal College of Music

Rafael Ruiz (foto), bacharel em piano pela Escola de Música (EM), partiu ontem (11) para a capital inglesa, a fim continuar seus estudos. Com 23 anos, ele recebeu uma bolsa da Associated Board of the Royal College of Music de Londres, um dos mais prestigiosos prêmios concedidos a alunos ingressantes no Royal College of Music e atribuído apenas a dois estrangeiros por ano.

Reproução
 Rafael Ruiz

O jovem pianista, que foi orientando do professor Luiz Senise na EM,venceu o I Concurso Nacional de Pano da EM/UFRJ, foi hors concours no Concurso Souza Lima de São Paulo e obteve e o prêmio do famoso  Festival de Música de Óbidos em Portugal, entre outras conquistas.

Rafael Ruiz

Nascido em Manhuaçu, município de Minas Gerais é uma das mais fortes revelações do piano brasileiro da nova geração. Começou a estudar aos seis anos de idade e cursou o bacharelado em Piano na UFRJ, na classe do professor Luiz Senise. Agraciado com o prêmio especial “Hors Concours” no XXV Concurso Nacional de Piano Souza Lima em 2016, pela primeira vez outorgado neste certame, é detentor de 20 prêmios em concursos de piano, dentre os quais se destacam o prestigioso Prêmio Antena 2 na XXII Semana Internacional de Piano de Óbidos (Portugal); o 1º lugar no I Concurso Nacional de Piano da UFRJ; o 1º lugar no VI Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez.

Participou de importantes festivais de música e de master classes ministradas por renomados pianistas, como Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Josep Colom e Björn Lehmann – na Europa-, e Nikolai Lugansky, Ricardo Castro e Sofya Gulyak – no Brasil. Apresentou-se em recitais transmitidos ao vivo pelas rádios MEC FM e Antena 2 (Portugal), e gravou para o programa Partituras, da TV Brasil.

Como solista, atuou em concertos com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da UFRJ e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Tem se apresentado com frequência em diversos estados do Brasil, bem como em recitais na Itália, França, Portugal e Áustria.