Orquestra Sinfônica da UFRJ abre sua 100ª temporada em 14/03

Com entrada franca, o Concerto de Abertura da 100ª temporada da OSUFRJ será realizado no dia 14 de março de 2024, às 19h, no Salão Leopoldo Miguéz da Escola de Música.

Na condução da orquestra, em formação de câmara, vai estar Thiago Santos, que registra exitosa carreira nas regências de orquestras do exterior e do Brasil: BBC Philharmonic, Royal Philharmonic da Inglaterra, Bohuslava Martinu Filharmonie da República Tcheca, Petrobrás Sinfônica, Nacional UFF, Sinfônica de Sergipe, Sinfônica Jovem de Góias, Orquestra da Universidade Federal da Paraíba, entre outras.

Sobre o significado de ser ele o regente desse concerto, Thiago Santos, que cursou o bacharelado e mestrado na Escola de Música da UFRJ sob a orientação do maestro André Cardoso, e teve como outros mentores Giancarlo Guerrero, Marin Alsop, Ernani Aguiar, Fabio Mechetti, Ronald Zollman, Donald Schleicher e Gulhermo Scarabino, disse que reger a OSUFRJ sempre tem um significado especial para ele, uma vez que ela foi a primeira que regeu ainda em seus tempos de aluno da Escola de Música.

Mas, confessou que esse concerto do dia 14 de março faz com que esteja particularmente sensibilizado por razões que se entrelaçam. Uma, o fato da OSUFRJ ser uma orquestra que se confunde com a história da música clássica brasileira, uma vez que grandes nomes do cenário musical, que são motivo de orgulho para todos nós brasileiros, a regeram, tocaram nela, ou tiveram suas obras por ela executadas nos últimos 100 anos. E por ser o maestro convidado para   o concerto de abertura de sua 100ª temporada é, de alguma forma, participar dessa bela história.

No programa do concerto, a obra Ciranda das sete notas, de Heitor Villa Lobos terá por solista João Luís Maciel que, em 2017, foi um dos vencedores do Concurso de Solistas da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com o Concerto em Mi menor de Antonio Vivaldi.

Aluno de Aloysio Fagerlande, João Luís Maciel, como músico convidado já realizou concertos com a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros, Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. No currículo do fagotista João Luís Maciel consta ainda  ter sido, em 2022, finalista do Prêmio Eleazar de Carvalho e do Concurso de Sopros da Orquestra Sinfônica de Guarulhos.

PROGRAMA

1- Gioacchino ROSSINI (1792-1868) – Abertura La Cambiale di Matrimônio (1810) 6’

2- Frederick DELIUS (1862-1934) – On hearing the first cuckoo in Spring (1912) 7'

3- Heitor VILLA-LOBOS (1887-1959) – Ciranda das sete notas para fagote e cordas (1933) 12'

Solista: João Luis Maciel (fg.)

4- W. A. MOZART (1756-1791) – Sinfonia no40 em Solm K550 (1788) 25'

I-             Molto Allegro

II-            Andante

III-           Menuetto (Allegretto)

IV-           Allegro assai

Regente: Thiago Santos

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRJ

Direção artística: André Cardoso

VIOLINOS

Andréia Carizzi (spalla), Felipe Prazeres (spalla), Priscila Rato (spalla), Ana Catto, André Bukowitz, Angélica Alves, Her Agapito, Inah Pena, Kelly Davis, Marília Aguiar, Mauro Rufino, Ricardo Coimbra, Talita Vieira.

VIOLAS

Cecília Mendes, Ivan Zandonade, Rúbia Siqueira e Thaís Mendes.

VIOLONCELOS

Eleonora Fortunato, Gretel Paganini, João Bustamante, Mateus Ceccato, Paulo Santoro

Ricardo Santoro.

CONTRABAIXOS

Rodrigo Favaro, Tarcísio Silva e Voila Marques.

OBOÉS

Juliana Bravim, Leandro Finotti, Pierre Descaves, Thiago Neves.

CLARINETAS

Gabriel Peter, Igor Carvalho, Márcio Costa e Thiago Tavares.

FAGOTES

Mauro Ávila e Paulo Andrade

TROMPAS

Gilieder Veríssimo, Matheus Lisboa, Tiago Carneiro e Sérgio Motta.

TROMBONE

Everson Moraes

PERCUSSÃO

Pedro Moita e Thiago Calderano.

MÍDIAS SOCIAIS

Kelly Davis