Escola de Música disputa emenda parlamentar

A Escola de Música (EM) compete por uma emenda parlamentar. Intitulada Tradição, Inclusão e Renovação, “objetiva suprir necessidades emergenciais de manutenção de acervo, aquisição de equipamentos e instrumentos musicais”.

Banner VOTE PELA EMA proposta pretende renovar  o patrimônio de instrumentos de teclado (pianos e cravo), equipar o setor de áudio-visual (equipamentos de registro sonoro e visual) e dotar a Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN) de mobiliário e equipamentos adequados para preservação, divulgação e uso de seu acervo.

A iniciativa é do mandato do deputado federal Marcelo Calero (PPS), que já comandou a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e ocupou o cargo de ministro de Estado da Cultura.

Ao todo 80 projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, economia criativa e defesa do patrimônio concorrem.

Os interessados em apoiar a proposta devem se cadastrar e acessar aqui a página da consulta pública, que ficará aberta até o dia 02 de outubro. A emenda da EM recebeu o número 169, da área temática Cultura. É preciso rolar a página até o fim para apoiar o projeto.

Cada pessoa poderá votar em apenas uma iniciataiva por área temática.

SÌNTESE DA JUSTIFICATIVA

Com 171 anos de existência, a Escola de Música da UFRJ é a mais antiga instituição de música do país. Sua produção e valor imaterial são incalculáveis porque, por dezenas de gerações, formou milhares de músicos cantores, regentes, instrumentistas, compositores, professores e musicólogos. A instituição tem 27 cursos de graduação e várias linhas de pesquisa nos cursos de Mestrado e Doutorado, além dos projetos de extensão que atingem milhares de pessoas com cursos, oficinas, palestras e atendimentos, entre outras atividades. Com obras editadas a partir do sec. XVI, a Biblioteca da Escola de Música da UFRJ (Biblioteca Alberto Nepomuceno) é um dos repositórios musicais mais importantes da América Latina. Possui um acervo de aproximadamente 150 mil volumes de documentos, disponíveis em diversos formatos como livros, partituras impressas, partituras manuscritas, periódicos científicos, dissertações e teses, material fonográfico e iconográfico, artefatos tridimensionais e um significativo acervo histórico contendo parte da memória institucional ocupando atualmente cerca de 42 metros lineares dentro de suas  instalações.

A Escola de Música também disponibiliza uma temporada anual de concertos que é consequência direta das atividades acadêmicas e de extensão desenvolvidas por seus professores, alunos, funcionários técnicos e público, sempre com entrada franca.  Sua diversificada produção, notadamente a maior do estado do Rio de Janeiro, abrange desde a música antiga até a contemporânea, com especial ênfase na música brasileira, tanto erudita como popular.

Apesar de todas as características e da evidente importância para a sociedade, nos últimos anos a situação dos bens e estruturas desta instituição tem se deteriorado em função das crescentes restrições orçamentárias. Tem sido cada vez mais difícil manter as atividades neste contexto e a projeção para os próximos anos, mantidos estes indicadores atuais, é muito alarmante. Por essas razões, este projeto tem por objetivo renovar o acervo de instrumentos de teclado desta instituição (pianos e cravo), equipar o setor de áudio-visual (equipamentos de registro sonoro e visual) e dotar a Biblioteca Alberto Nepomuceno de mobiliário e equipamentos adequados para preservação, divulgação e uso de seu acervo.