Ensaio aberto e bate-papo com o maestro inglês John Eliot Gardiner

Em turnê no Brasil, a orquestra English Baroque Soloists, acompanhada por Monteverdi Choir, oferece na quinta-feira (7) um ensaio aberto no Theatro Municipal do Rio, seguido de um bate-papo com o icônico maestro inglês Sir John Eliot Gardiner e seu assistente, Dinis Sousa. Rara oportunidade de apreciar conjuntos que redefiniram a interpretação da música barroca e ouvir diretamente de seu regente as ideias e concepções artísticas que orientam a escolha do repertório e a forma como o interpretam.

Reprodução

Formulário eletrônico

Os estudantes interessados em participar devem se inscrever através de formulário eletrônico. O ingresso está limitado a 50 pessoas, por solicitação da produção da orquestra. A mediação é de Marcelo Fagerlande, docente da Escola de Música (EM).

Reverenciado como um dos músicos mais inovadores e dinâmicos do mundo, Gardiner é fundador e diretor artístico de Monteverdi Choir e English Baroque Soloists, sendo uma figura-chave no renascimento da chamada música antiga.

Fundados nos anos 60 e 70, respectivamente, Monteverdi Choir e English Baroque Soloists tornaram-se referência mundial na interpretação de óperas e oratórios do período Barroco. Enquanto a orquestra explora ao máximo os instrumentos de época – seu som característico é quente e incisivo – o coro vai além da música e busca, através do impacto visual de suas apresentações e da exploração dos espaços, aguçar o senso dramático.

O evento, marcado para 15h30, integra a parceira entre a Escola de Música da UFRJ e a Dell'Arte Soluções Culturais, que viabilizou workshops, master classes, recitais, concertos, palestras e cursos com alguns dos mais prestigiados artistas mundiais, por ocasião de apresentações em palcos cariocas.

A coordenação é do Setor Artístico da Escola de Música, que tem a frente o professor Marcelo Jardim. Outras informações: (21) 2240-1441 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SERVIÇO
Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-050 21 2240-1441. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entrada franca mediante inscrição prévia. Dia 07 de novembro, às 15h30.