EM participa do Festival Muchas Músicas

A Escola de Música (EM) participa do Festival Internacional Muchas Músicas (FIMM) – evento anual promovido desde 2012 pela Escola Universitária de Artes da Universidad Nacional de Quilmes (UNQ), Argentina.

Para sua nona edição, que por causa da pandemia da COVID-19 se realiza de 30 de novembro a 5 de dezembro de forma virtual, a EM preparou um vídeo com performances de diversos grupos, professores, alunos e músicos da instituição. A apresentação é de Ronal Silveira, diretor da Escola.

O Festival pode ser acompanhado no canal da UNQ no Youtube.

FIMM

O FIMM é, conforme afirmam seus organizadores, “um Festival que se realiza na periferia por razões que excedem a topografia e as classificações. É uma reivindicação de abundância. E é também a encenação de uma declaração: não há música superior ou fantasia capaz de sustentar esse desejo de primazia”.

A FIMM incentiva a interação, o diálogo e a discussão e, após nove anos, tornou-se um ponto de encontro para artistas de diferentes tendências, comunidades e universidades.

Segundo a proposta do Festival o gesto multiculturalista de integrar o "outro" provou ser falacioso. Esta tolerância forçada ao que é diferente continua a encobrir as mesmas distâncias que levaram a música a um território ermo.

O "muito", portanto, convida à horizontalidade, reconhece escolas, práticas e tradições, admite públicos e origens, mas procura fazê-los interagir, dialogar, discutir, assumindo suas realidades materiais e institucionais.

“Muchas músicas” quer ser mais um ponto em uma rede vital de sentidos e ações.