Cristiano Vogas interpreta “Jardins sous la pluie”, de Claude Debussy

Cristiano Vogas, pianista acompanhador da Escola de Música, interpreta “Jardins sous la pluie”, do compositor francês Claude Debussy (1862-1918), em mais uma edição de Presente aqui de casa.

“Jardins sous la pluie” é o terceiro movimento da suíte Estampes, que Debussy concluiu em 1903, e descreve um jardim de Orbec, cidade da Normandia, durante uma tempestade extremamente violenta. Ao longo da peça, há seções que evocam os sons do vento soprando, uma tempestade de trovoada e gotas de chuva caindo. A composição faz uso das melodias populares francesas “Nous n'irons plus aux bois” e “Dodo, l'enfant do” e usa escalas cromáticas, de tom inteiro, maiores e menores.

Cristiano Vogas

Cristiano Vogas, pianista, é Bacharel e Mestre em piano pela Escola de Música da UFRJ, e Doutor em Música pela Universidade de São Paulo (USP). Especializou-se na Europa no Conservatoire de Fribourg e na Hochschule für Musik de Berna, na Suíça. Exerce intensa atividade artística como solista e camerista, tendo se apresentado em vários países da Europa e América Latina.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.