ContempoMúsica da UFRJ: Resgate da História e Inovação

Será no dia 12 de agosto, às 17h, no Salão Leopoldo Miguéz, o concerto do grupo ContempoMúsica da UFRJ. Coordenado por Alexandre Schubert (foto)  esse grupo é formado por instrumentistas de diferentes cursos de graduação da Escola de Música da UFRJ que possuem em comum o fato de serem alunos da disciplina Prática de Música Contemporânea.

Reprodução

Essa disciplina, que é um projeto antigo do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, foi oferecida no segundo semestre de 2022, em razão da necessidade de os alunos desse curso conseguirem intérpretes para executarem as peças por eles trabalhadas a cada semestre nas disciplinas de Composição e ComposiçãoAvançada.

Mas, à essa necessidade outras se entrelaçam, tais quais: a de resgate histórico; a de cuidado com a formação de futuros compositores e intérpretes com conhecimento de técnicas do repertório de nosso tempo; e a de institucionalização de um projeto futuro que dê garantia de continuidade em nível de excelência ao grupo ContempoMúsica da UFRJ.

Do resgate histórico fez saber Alexandre Schubert que, nos anos noventa, junto a Marcos Nogueira e outros discentes, fez parte como aluno de composição e violinista de um grupo instrumental  que tinha os mesmos objetivos desse agora constituído chamado Música Nova, que foi criado pela professora de composição Marisa Resende e que, em seu início, atendia também aos alunos de composição de Ronaldo Miranda.

Assim, por estar ciente dos benefícios que a participação no Música Nova trouxe à sua formação de compositor, decidiu proporcionar aos atuais alunos dos cursos de composição e de instrumentos a mesma vivência daquele processo.

Contudo, sabendo que formações de grupos instrumentais, tal como foi o Música Nova e como é o ContempoMúsica da UFRJ são variáveis e cíclicos, uma vez que alunos que dele fazem parte se formam enquanto outros se inscrevem em acordo à seus cursos de instrumentos, pretende apresentar em breve ao Departamento de Composição e à Congregação, a proposta de o grupo ContempoMúsica da UFRJ ser efetivado como uma Atividade de Extensão da Escola de Música.

A ideia é que essa com essa medida, aliada à criação recente das disciplinas Prática de Música Contemporânea III e IV, não só seja garantida a continuidade do grupo ContempoMúsica da UFRJ, como também a divulgação do repertório que ele interpreta.

Isso porque, sendo efetivado como uma Atividade de Extensão, o grupo ContempoMúsica da UFRJ realizará concertos em outros espaços da universidade e não apenas nos recitais da Escola, o que proporcionará aos alunos que agora dele fazem parte, assim como àqueles que dele farão parte no futuro, uma prática de interpretação do repertório citado, ao mesmo tempo que o divulgará junto ao público de modo geral.

O grupo ContempoMúsica da UFRJ, que no ano semestre passado era formado por cinco instrumentistas, conta atualmente com doze instrumentistas e com a colaboração do professor substituto e pianista Thalyson Rodrigues.

Alunos que, em acordo a Alexandre Schubert, não se intimidam frente às dificuldades que são próprias desse repertório, tais como os intervalos não usuais, os ritmos complexos, a ausência de notações tradicionais e as muitas texturas sonoras, entre outras.

No programa desse concerto serão interpretadas peças dos séculos XX e XXI, além de estréias de composições de Fernando Duarte, Péricles de Morais e Luiz Mizutani que são alunos de Alexandre Schubert. Será também interpretada uma composição de Otávio Pereira que é aluno de Yahn Wagner. E em homenagem a Marisa Resende, o grupo ContempoMúsica da UFRJ irá executar a composição escrita por ela que tem por título Castelo de Areia.