Concerto da OSUFRJ no Theatro Municipal do Rio de Janeiro homenageia Henrique Morelenbaum

Em sua 99ª Temporada, em homenagem póstuma a Henrique Morelenbaum (foto), um dos mais respeitados maestros brasileiro a partir da segunda metade do século XX, a Orquestra Sinfônica da UFRJ realizará um concerto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na terça-feira dia 19 de setembro, às 19h.

Reprodução

A escolha do mês de setembro para essa homenagem deve-se ao fato de ser este o mês do aniversário de nascimento de Henrique Morelenbaum, nome artísitico de Saul Herz Morelenbaum, polonês naturalizado brasileiro que faleceu aos 90 anos, no dia 22 de julho de 2022.

De aluno de viola, violino e regência da Escola de Música da UFRJ e reconhecida como importantíssima atuação como docente nesta mesma Escola, o cenário musical da cidade do Rio de Janeiro recebeu com as honras devidas o regente adjunto da Orquestra Sinfônica de seu Theatro Municipal e a Sala Cecília Meireles o seu primeiro Diretor Artístico.Por essas e dezenas de outras razões que não cabem nas margens deste texto de divulgação, o concerto do dia 19 de setembro, plagiando uma película cinematográfica bem poderia ter por título “Ao Mestre com respeito, admiração, reconhecimento e carinho”.Isso porque, na condução da Orquestra Sinfônica da UFRJ- OSUFRJ-, nesse concerto de homenagem e reverência, estará seu Diretor Artístico, o maestro André Cardoso, ex-aluno de Henrique Morelenbaum nas disciplinas Fuga e Contraponto.No programa do concerto, exceto as peças musicais de Ernani Aguiar, também Diretor Artístico da OSUFRJ, a de Villa-Lobos e a de Ernest Bloch, as demais composições que serão interpretadas pela orquestra foram escritas por dois outros ex-alunos de Morelenbaum: João Guilherme Ripper que com o homenageado estudou Contraponto e Composição e Ronaldo Miranda que foi também seu aluno nas disciplinas Harmonia, Contraponto e Fuga e, na década dos anos 80, fez seu Mestrado em Música na UFRJ, sob a orientação do maestro homenageado, tornando-se depois seu Professor Assistente, no Curso de Graduação.A solista do concerto será Flávia Fernandes, cantora do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ex-aluna da Escola de Música que fez seu primeiro solo neste mesmo teatro, sob a regência de Henrique Morelenbaum. E na Direção da Associação de Canto Coral, que do programa do concerto fará parte, estará Jésus Figueiredo, ex- aluno da Escola de Música da UFRJ.Desse concerto, pode-se enfim anunciar que ele simboliza a continuidade dos muitos e sólidos caminhos pavimentados por Henrique Morelenbaum, o grande mestre, o eminente maestro brasileiro, o competente Diretor de uma das mais importantes casas de espetáculos musicais do Brasil e um dos fundadores do Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ, o PPGM.