Carla Antunes canta "Tia morte", composição de Eduardo Camenietzki

Carla Antunes, cantora lírica formada pela Escola de Música, interpreta Tia morte", composição de Eduardo Camenietzki, músico da instituição.

A obra, que encerra a série de vídeos inéditos de Presente aqui de cada, é "uma canção sobre o isolamento em tempos de covid-19", afirma o autor.

Na próxima edição, a última do projeto, uma coletânea de momentos que marcaram a iniciativa.

Cantora e compositor

Eduardo Camenietzki

Foi aluno de Turíbio Santos na escola de música da UFRJ, participou do Álbum pioneiro da “Orquestra de Violões do Rio de Janeiro” com alunos do mestre também da UNIRIO, em 1987 já como servidor/músico na UFRJ foi produtor musical do NCP (Núcleo de Criação e Produção em Vídeo e cinema) da reitoria Horácio Macedo, a partir de 1990 é transferido para a Escola de Música, compositor dedicado, criou inúmeras peças e canções para a TV Globo (minisséries como o Tempo e o Vento e Grande Sertão: Veredas) música de câmara e sinfônica (“Sem Tuba” para Orquestra, sua estreia nesse campo, foi orientada e dirigida pelo maestro Ernani Aguiar à frente da Sinfônica da UFRJ), com a Orquestra Sinfonia Cultura sob a regência de Lutero Rodrigues reformulou todos os temas musicais dos telejornais da TV Cultura/São Paulo nos primeiros anos 2000, vem atuando como instrumentista e compositor em vídeos e filmes institucionais e científicos da Universidade, bem como pioneiramente  junto à UFRJazz ensemble e posteriormente Oficinas de Música de Câmara e Canto. É editado na Alemanha (Leipzig) e no Japão (OSAKA). Vem sendo interpretado em diversos países da Europa e América Latina, como compositor ainda, em 2019, ganhou o prêmio de melhor música clássica do Festival da Rádio MEC com suas três Vinhetas para Violino Solo.

Carla Antunes

Natural do Rio de Janeiro formada pela UFRJ, Bacharelado em Canto Lírico; concluiu seu Mestrado em Opera na HDMK em Stuttgart na Alemanha. Já participou de masterclasses com grandes artistas da área como Ragnar Bohlin, Gergia Knower, Margreet Honig, Inge Borkh, Barbara Frittoli entre outros tantos. Cantou em diferentes estilos não só no Brasil como também na Alemanha. Como alguns exemplo temos " Cavalinho Azul" de Tim Rescala, no Salão Leopoldo Miguez da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi personagem principal na ópera de Kurt Weil, Street Scene (Anna Maurant) no Teatro Wihelma em Stuttgart. Atuou ainda como Livietta em Livietta e Tracollo uma ópera de Câmara de Pergolesi. Participou como solista em 2019 na peça Missa"A Buenos Aires" de Martin Palmeri na Blasiikirche em Nordhausen.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.