176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Cantiga praiana: canto e piano no CCMJ

Revisitar o cancioneiro do compositor, pianista e maestro Eduardo Souto é a proposta do recital da próxima terça-feira (22) da série Música no Palácio, uma parceria de quase oito do Centro Cultural Museu da Justiça (CCMJ) com a Escola de Música (EM), responsável pela curadoria artística do projeto.

 Reprodução
 
 Da esq. para dir., Paulo Maria, Anne Amberget, Robson Lemos e Daniela Moreira.

Eduardo Souto (1882-1942) foi um dos expoentes da música popular urbana no início do século passado e, com seus contemporâneos Pixinguinha (1897-1973) e Ernesto Nazareth (1863-1934), ajudou a consolidar o gênero.

O espetáculo reúne um punhado de jovens e talentosos músicos – a pianista Anne Amberget e os cantores Daniela Moreira (mezzo-soprano), Robson Lemos (tenor) e Thiago Teixeira (barítono) –, contando com a direção técnica e musical de Lenine Santos, professor da EM. Em destaque o cancioneiro praiano de Eduardo Souto, faceta da obra do compositor relativamente esquecida em contraste com a recepção de sua produção instrumental.

Um injusto ostracismo considerada a evidente riqueza de suas melodias, o tratamento refinado dos textos – muitas vezes de autoria de importantes poetas com quem conviveu – e a sensível crônica de época que perpassa parte de sua obra.

O grupo estudou as partituras de suas canções, criando arranjos e harmonizações apropriadas para cantores líricos. Evidenciou- se, como o público poderá constatar, uma clara vocação para a sala de concerto dessa rica produção musical.

Marcado para às 19h, no Salão Nobre, 3º andar do Antigo Palácio da Justiça (APJ), CCMJ, o recital tem entrada franca.

Músicos

Lenine Santos – tenor, especializado na pesquisa, divulgação e interpretação da canção brasileira, tem mestrado e doutorado pela UNESP-SP, e é professor na EM.

Daniela da Silva Moreira - mezzo-soprano, é mestranda do Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ (PPGM), com bolsa Capes. Especialista em Fundamentos em Voz pela Faculdade AVM e graduada em Música, Bacharelado em Canto, pela Universidade Federal de Pelotas.

Anne Amberget - pianista e arranjadora, natural de Macaé-RJ, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Música na UFRJ(PPGM). Tem especialização em Piano Acompanhamento pelo CBM – CEU, e é graduada em Licenciatura em Música pela UFRJ. Tem como formação complementar o curso de harmonia e improvisação no CIGAM, na área de piano popular.

Robson da Silva Lemos - tenor natural de São Gonçalo-RJ, é mestrando do Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ (PPGM) e pós-graduando em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (CEV). Possui Bacharelado em Canto pela UFRJ e trabalha como cantor na Orquestra Sinfônica de São Gonçalo.

Paulo Maria – barítono, é natural do Rio de Janeiro, tendo iniciado aos 15 anos aulas de canto com o professor Jonas Maia. Apresentou-se no Museu Ciência e Vida, na Procuradoria Geral do Rio de Janeiro e na Escola de Música da UFRJ. Aos 17 anos iniciou bacharelado em canto da UFRJ sob a orientação vocal de Andrea Adour, tendo cantado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), no teatro Odylo Consta Filhote, no espaço Getúlio Vargas, dentre outros. Interpretou Zé Botina na ópera Maroquinhas Frufru, de Ernst Mahle, Masetto na ópera Don Giovanni, de W. A Mozart, Dulcamara na ópera Elisir d'amore, de G. Donizetti e o Professor Pausanias na ópera Une Education Manquée.

SERVIÇO
Antigo Palácio da Justiça (CCMJ) – Salão Nobre, 3o andar. Rua Dom Manuel, 29 - Centro, Rio de Janeiro – RJ. 55 21 3133-3368 / 3133-3366. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Dia 22 de outubro, às 19h. Entrada Franca, com distribuição de senhas 30min antes.

 

REPERTÓRIO

O Despertar Da Montanha [2’10’’]

Veneza (2’15’’]

Ai, Quem Me .. (Texto: João da Praia) [3’03’’]

Máguas (Texto: Gastão Penalva) [2’48’’]

A Despedida (Texto: Bastos Tigre) [5’49’’]

Nunca Mais (Heitor Modesto) [3’38’’]

Eu Só Quero É Beliscá [3’26’’]

Eu Só Quero É Conhecê (Texto: João da Praia) [3’11’’]

Viver Dentro De Um Sonho (Texto: Arlindo Leal) [2’49’’]

Eu Bem Sei Que Vancê Vórta (Texto: Eugenio Fonseca Filho) [3’45’’]

Cantiga Praiana (Texto: Vicente de Carvalho) [5’35’’]

No Batuque (Texto: Arlindo Leal) [2’37’’]

Tatú Subiu No Pau [3’15’’]

Total tempo: [54’15’’]

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)