Brasileiro vence Prêmio de Composição Eisenach Bach 2020

Matéria publicada (31/07/2020) no site da Revista Concerto informa que Helder Alves de Oliveira, doutorando em Poéticas da Criação Musical no PPGM, sob orientação do professor Liduíno Pitombeira, venceu o Prêmio Internacional de Composição Eisenach Bach 2020, na Alemanha, com a obra Ascensão.

Brasileiro vence Prêmio de Composição Eisenach Bach 2020

O compositor brasileiro Helder Alves de Oliveira venceu o Prêmio Internacional de Composição Eisenach Bach 2020, na Alemanha, com a obra Ascensão.

“A peça de sete minutos para orquestra, com sua parte rica e colorida para percussão, suas relações rítmicas e tonais com a música sul-americana, nos convenceu pela discussão da tradição dos ritmos dos países do hemisfério sul e a modernidade”, afirmou Annete Schlünz, membro do júri da competição.

Oliveira formou-se em piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e realiza doutorado em Poéticas da Criação Musical na UFRJ, sob orientação de Liduíno Pitombeira.

Parte do doutorado foi realizada com bolsa da Fullbright na Universidade da Louisianna.

“Nos Estados Unidos, pude divulgar meu trabalho, representar a cultura brasileira, ter aulas teóricas e pude preparar recitais com músicos internacionais. Ter essa vivência, esse contato de perto com instrumentistas e professores de composição e teoria renomados é algo incrível”, diz o compositor.