ABM registra falecimento de Luiz Senise

A Academia Brasileira de Música (ABM) registrou, em sua página do Facebook, o falecimento do pianista e professor Luiz Senise. Leia a seguir a íntegra do posicionamento.

A Academia Brasileira de Música (ABM) registra, com pesar, o falecimento do pianista e professor Luiz Senise, ocorrido hoje, no Rio de Janeiro. Senise era uma das maiores referências do piano brasileiro. Foi aluno de Elzira Amábile, Jacques Klein, Arnaldo Estrella e Magda Tagliaferro, além de ter realizado estudos internacionais na Áustria, Suíça e França. Era mestre em música pela Universidade Musical Internacional de Paris e pela Escola de Música da UFRJ. Ministrou diversos cursos públicos e masterclasses destinados à reciclagem de professores e alunos. Dentre outros feitos, foi orientador artístico, organizador, membro e presidente de júri em importantes concursos nacionais e internacionais de piano e música de câmera e coordenador de projetos na EMUFRJ e na FUNARTE/MEC.

Em sua carreira docente, realizou destacado trabalho de formação na Escola de Música da UFMG, na Universidade Estácio de Sá, no Conservatório Brasileiro de Música e, desde 1994, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Apresentando-se em importantes salas de concerto no Brasil e no exterior, Senise foi reconhecido concertista e camerista, elogiado pela crítica internacional por sua interpretação de Debussy e Liszt no Carnegie Recital Hall, em Nova York.

O músico tinha 73 anos e faleceu por complicações decorrentes da covid.