Criado em 2013, o Laboratório de Musicologia (LaMus) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro define-se como estrutura técnica destina-se às atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à Linha de Pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana” (Área de Concentração Musicologia) que mantenham vínculo com o desenvolvimento de projetos e grupos de pesquisa credenciados no Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música. São objetivos do LaMus:
O LaMus é destinado às atividades curriculares previstas pela Área de Concentração Musicologia / Linha de Pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana” do Programa de Pós-graduação em Música (relacionadas à disciplinas de graduação e pós-graduação) e ao desenvolvimento de pesquisas musicológicas coordenadas por docentes do Programa vinculadas a projetos e grupos de pesquisa aprovados pela Comissão Deliberativa do Programa.
O LaMus conta com recursos físico-estruturais da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e com o apoio de técnicos lotados na Escola de Música, ocupando duas salas de 15 m2 (salas 2105 e 2106 do Edifício Ventura à Av. Chile 330), ambas especialmente reservadas e acondicionadas para as suas funções, e servidas de iluminação, instalações elétricas, acesso à internet e climatização adequados.
Em 2015, o LaMus consolidou sua estrutura física com o recebimento de mobiliário e equipamentos doados pelo Núcleo de Estudos do Violão da Escola de Música (NEV/UFRJ). Originado em sua totalidade do aporte feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) ao projeto então coordenado pela Profa. Dra. Márcia Taborda.
Complementando este equipamento, o LaMus aguarda a liberação de verbas obtidas através do Edital “Pró-equipamentos” da CAPES (27/2013) para aquisição de scanner de última geração (na ordem de 60 – sessenta – mil reais), que possibilitará a intensificação do programa de digitalização do acervo histórico da BAN por docentes Linha de Pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana” e através de projetos e grupos de pesquisa aprovados pela Comissão Deliberativa do Programa.
O apoio de técnicos lotados na Escola de Música visa não apenas a assistência de docentes e discentes no uso dos equipamentos e a verificação periódica de sua guarda e perfeito funcionamento e seu eventual temporário transporte para outros locais, mas também e sobretudo assistir docentes da Área de Concentração Musicologia, Linha de Pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana” do Programa de Pós-graduação em Música na captação de recursos junto às agências de fomento e instâncias internas da Universidade para projetos e grupos de pesquisa, de desenvolvimento e de extensão vinculados ao Programa (incluindo apoio a organização ou participação em eventos científicos e auxílio à publicação/editoração).
No biênio 2014-15, houve incremento de atividades editoriais do LaMus no âmbito da Editora da Escola de Música.
Lançamento em 2014 do livro Formação germânica de Alberto Nepomuceno: Estudos sobre recepão e instertextualidade do Prof. Dr. João Vidal financiado pelo Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música de 2012;
Publicação em 2015 do livro Rio de Janeiro-Alemanha: Relações musicais, anais do Seminário Internacional do mesmo nome realizado pela Escola de Música e pela Associação Fluminense de Ex-Bolsistas da Alemanha (AFEBA) com apoio da Academia Brasileira de Música, do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), do Instituto Goethe do Rio de Janeiro e da Escola Superior de Música de Karlsruhe;
Seis Simpósios Internacionais de Musicologia da UFRJ organizados entre 2010 e 2015 com ampla penetração nacional e internacional.
As produções indicam uma das principais vocações do LaMus, que é servir como polo de formulação de parcerias inter-institucionais levando a eventos científicos geradores de conhecimento em torno de eixos temáticos definidos resultando em publicações que colaborem para o fortalecimento da Área de Concentração Musicologia no país.
Tal ênfase soma-se, assim, ao trabalho de pesquisa, digitalização e editoração crítica do acervo de manuscritos da Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN) da Escola de Música empreendido especialmente por professores Linha de Pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
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