Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Temporada 2011 Concertos UFRJ: fagote em CD, segunda parte
Concertos UFRJ: fagote em CD, segunda parte PDF Imprimir E-mail
No repertório do CD, apenas obras de professores e alunos de várias gerações da instituição, representando estilos e épocas distintas.
Escrito por SeTCOM   
Dom, 02 de Outubro de 2011 21:00

O programa Concertos UFRJ dedica mais uma edição ao lançamento do CD “Música brasileira de concerto para fagote”.  A iniciativa de Aloysio Fagerlande reúne sete peças em que o instrumento atua como solista à frente de orquestra de câmara, tenso sido contemplada com edital da Fundação de Apoio à Pesquisa Carlos Chagas do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), em 2010.

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

 

O repertório do CD valoriza obras pouco conhecidas e compostas, exclusivamente, por músicos que tiveram, de alguma forma, trajetórias profissionais relacionadas à Escola de Música (EM). São professores, ex-professores e alunos da instituição que representam, nas sete composições do disco, diferentes estilos e épocas. "Nomes importantes da composição de música de concerto brasileira que passaram pela Escola de Música, como Francisco Braga, Francisco Mignone, José Siqueira e Mário Tavares estão presentes no disco, ao lado da geração atual, representada por Sérgio Di Sabbato, Eduardo Biato e Paulo Sérgio Santos", resume Fagerlande.

 

Além dos compositores, todos os intérpretes estão vinculados à instituição – os músicos da Orquestra Sinfônica da UFRJ, formada por profissionais e alunos da Escola de Música, e os docentes Aloysio Fagerlande, professor do instrumento desde 1997; André Cardoso, professor de regência e maestro da Orquestra Sinfônica da UFRJ e atual diretor da Escola de Música; e Eduardo Monteiro, professor de flauta.

 

Aloysio Fagerlande foi aluno de Noël Devos na EM, a quem sucedeu como docente. Obteve o mestrado na mesma instituição e o doutorado na UniRio. Faz parte atualmente do Quinteto Villa-Lobos que tem um importante papel na divulgação da música de câmara brasileira. Realizou curso de aperfeiçoamento na classe de Gilbert Audin, na França, onde obteve o "Prix de Virtuosité", em 1987, e com Gerald Corey, no Canadá, em 1994.

 

A edição de Concertos UFRJ veiculou três peças do CD. A primeira, a “Cantilena Nupcial, para Fagote e Quinteto de Cordas (1944)”, de Francisco Braga, mais antiga peça gravada, foi inicialmente escrita em 1944, para violino, violoncelo e órgão e transcrita pelo próprio autor para fagote solista e orquestra de cordas. A segunda, o “Concertino para Fagote e Orquestra de Câmara (1968)”, de José Siqueira, foi escrita em 1968 e dedicada a Noël Devos. Por fim, “Andanças”, composta especialmente para o CD por Paulo Sergio Santos. A interpretação reúne, além de Aloysio Fagerlande como solista, Felipe Prazeres e Denise Pedrassoli, violinos; Ivan Zandonadi, viola; Mateus Ceccato e Carlos Santoro, violoncelos; e Saulo Bezerra, contrabaixo.

 

Apresentadas no programa do dia 19 de setembro, do repertório do CD constam ainda o “Concertino para fagote e pequena orquestra (1957)”, de Francisco Mignone; o “Concertino para fagote e orquestra de cordas (2010)”, de Eduardo Biato; o “Concerto para Fagote e cordas (1997)”, de Sergio Di Sabbato; e o “Concertino para flauta, fagote e orquestra de cordas (1959)”, de Mario Tavares.

 

Ainda no universo do fagote Concertos UFRJ apresentaram outras performances de Aloysio Fagerlande: as “Bachianas Brasileiras”, no 6, de Heitor Villa-Lobos, 1938, com Antônio Carrasqueira, flauta; “Roda de amigos”, de Guerra Peixe, 1979, com Curt Schroeter, flauta; Martin Schuring, oboé; José Botelho, clarineta; e a Orquestra do 16o Festival de Música de Londrina sob a regência de Norton Morozowicz.

 

Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto,  Concertos UFRJ contam com a produção e apresentação de André Cardoso e vão ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 14 de Maio de 2012 19:08
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO