170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Concertos UFRJ: fagote em CD, segunda parte

0
0
0
s2sdefault

O programa Concertos UFRJ dedica mais uma edição ao lançamento do CD “Música brasileira de concerto para fagote”.  A iniciativa de Aloysio Fagerlande reúne sete peças em que o instrumento atua como solista à frente de orquestra de câmara, tenso sido contemplada com edital da Fundação de Apoio à Pesquisa Carlos Chagas do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), em 2010.

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

 

O repertório do CD valoriza obras pouco conhecidas e compostas, exclusivamente, por músicos que tiveram, de alguma forma, trajetórias profissionais relacionadas à Escola de Música (EM). São professores, ex-professores e alunos da instituição que representam, nas sete composições do disco, diferentes estilos e épocas. "Nomes importantes da composição de música de concerto brasileira que passaram pela Escola de Música, como Francisco Braga, Francisco Mignone, José Siqueira e Mário Tavares estão presentes no disco, ao lado da geração atual, representada por Sérgio Di Sabbato, Eduardo Biato e Paulo Sérgio Santos", resume Fagerlande.

 

Além dos compositores, todos os intérpretes estão vinculados à instituição – os músicos da Orquestra Sinfônica da UFRJ, formada por profissionais e alunos da Escola de Música, e os docentes Aloysio Fagerlande, professor do instrumento desde 1997; André Cardoso, professor de regência e maestro da Orquestra Sinfônica da UFRJ e atual diretor da Escola de Música; e Eduardo Monteiro, professor de flauta.

 

Aloysio Fagerlande foi aluno de Noël Devos na EM, a quem sucedeu como docente. Obteve o mestrado na mesma instituição e o doutorado na UniRio. Faz parte atualmente do Quinteto Villa-Lobos que tem um importante papel na divulgação da música de câmara brasileira. Realizou curso de aperfeiçoamento na classe de Gilbert Audin, na França, onde obteve o "Prix de Virtuosité", em 1987, e com Gerald Corey, no Canadá, em 1994.

 

A edição de Concertos UFRJ veiculou três peças do CD. A primeira, a “Cantilena Nupcial, para Fagote e Quinteto de Cordas (1944)”, de Francisco Braga, mais antiga peça gravada, foi inicialmente escrita em 1944, para violino, violoncelo e órgão e transcrita pelo próprio autor para fagote solista e orquestra de cordas. A segunda, o “Concertino para Fagote e Orquestra de Câmara (1968)”, de José Siqueira, foi escrita em 1968 e dedicada a Noël Devos. Por fim, “Andanças”, composta especialmente para o CD por Paulo Sergio Santos. A interpretação reúne, além de Aloysio Fagerlande como solista, Felipe Prazeres e Denise Pedrassoli, violinos; Ivan Zandonadi, viola; Mateus Ceccato e Carlos Santoro, violoncelos; e Saulo Bezerra, contrabaixo.

 

Apresentadas no programa do dia 19 de setembro, do repertório do CD constam ainda o “Concertino para fagote e pequena orquestra (1957)”, de Francisco Mignone; o “Concertino para fagote e orquestra de cordas (2010)”, de Eduardo Biato; o “Concerto para Fagote e cordas (1997)”, de Sergio Di Sabbato; e o “Concertino para flauta, fagote e orquestra de cordas (1959)”, de Mario Tavares.

 

Ainda no universo do fagote Concertos UFRJ apresentaram outras performances de Aloysio Fagerlande: as “Bachianas Brasileiras”, no 6, de Heitor Villa-Lobos, 1938, com Antônio Carrasqueira, flauta; “Roda de amigos”, de Guerra Peixe, 1979, com Curt Schroeter, flauta; Martin Schuring, oboé; José Botelho, clarineta; e a Orquestra do 16o Festival de Música de Londrina sob a regência de Norton Morozowicz.

 

Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto,  Concertos UFRJ contam com a produção e apresentação de André Cardoso e vão ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais