Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Concertos UFRJ: Nelson Freire, segunda parte
Concertos UFRJ: Nelson Freire, segunda parte PDF Imprimir E-mail
Na segunda parte do especial dedicado a Nelson Freire, o pianista interpreta obras de Chopin e Brahms.
Escrito por SeTCOM   
Seg, 12 de Setembro de 2011 00:00

O programa Concertos UFRJ apresentou nesta segunda-feira, 12, a continuação do especial Nelson Freire, pianista brasileiro reconhecido internacionalmente, que receberá no dia 15 de setembro o título de Doutor Honoris Causa da UFRJ.

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.
 

Distinção máxima oferecida pela instituição, o título que lhe será outorgado, em sessão solene do Conselho Universitário (Consuni), que começa às 18h no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, é um reconhecimento pelo conjunto da sua produção e por sua contribuição as artes no País. Será a primeira honraria acadêmica de Nelson Freire que coleciona uma enorme - e justa – lista de homenagens e premiações, tendo sido o único pianista brasileiro incluído na série Great Pianists of the 20th Century lançada mundialmente pelo selo Phillips em 1999.

 

As suas gravações, aliás, têm merecido significativo destaque. Em 2001 assinou contrato de exclusividade com a Decca e o primeiro CD produzido, dedicado à obra Chopin, compositor pelo qual Nelson Freire manifesta especial predileção, obteve aprovação unânime da crítica musical internacional. Ele recebeu o “Diapason d’Or” da revista “Monde de la Musique”, a cotação máxima da revista “Répertoire” e foi indicada para o Grammy Awards de 2006. Já a sua performance nos 24 “Prelúdios” do músico polonês foi laureada com o Edison Award.

 

Sua gravação ao vivo dos dois concertos para piano de Brahms com a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã e regência de Riccardo Chailly merece uma menção a parte. Obteve os maiores prêmios da crítica especializada, entre eles o Grand Prix de l'Académie Charles Cros, o Classic FM Gramophone Awards (2007), o Grammy Awards de 2007 como a “Gravação do Ano”, o Diapason d'Or e o “Choc” du Monde de la Musique.

 

Concertos UFRJ apresentam duas dessas gravações memoráveis, ambas pelo selo Deca. A da “Barcarolle” Op. 60, de Chopin, incluída por Freire em seu segundo álbum dedicado aos “Estudos” do compositor polonês, e a da sua bela e premiada interpretação do Concerto no 2, para piano e orquestra, em Si Bemol Maior Op.83 de Brahms.

 

Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM.As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 


Peças do Programa

 

• Frédéric Chopin, Barcarolle, Op. 60.
• Johannes Brahms, Concerto no 2, para piano e orquestra, em Si Bemol Maior Op.83, com a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã e regência de Riccardo Chailly. Movimentos: Allegro non tropo, Allegro appassionato, Andante e Allegretto grazioso.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 14 de Maio de 2012 19:09
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO