Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Notícias Departamentos Universidade de Lund, na Suécia, recebe alunos da EM
Universidade de Lund, na Suécia, recebe alunos da EM PDF Imprimir E-mail
Escrito por Meri Toledo Fraga   
Seg, 03 de Julho de 2017 10:52

Para realizar a pré-seleção de candidatos a uma bolsa de estudos na Suécia, no dia 31 de maio de 2017, na Sala de Reuniões da Escola de Música, no Edifício Ventura, duas Bancas Examinadoras estiveram reunidas.

 

  Fotos:Lipe Portinho
 
   
Uma delas, formada por Paulo Sá, Presidente da Banca, Bartholomeu Wiese, Aloysio Fagerlande, Veruska Meinhard e Midori Maeshiro, ali estava para examinar a gravação sem cortes em CD das performances vocais e instrumentais em suporte audiovisual no formato MP4, com duração de 10 minutos dos 49 candidatos inscritos no processo de pré-seleção.

A outra, composta por Bartholomeu Wiese, Presidente da Banca, Veruska Meinhard, Marcelo Coutinho, Midori Maeshiro e Aloysio Fagerlande tinha por missão aferir a fluência verbal na língua inglesa dos 10 candidatos pré-selecionados pela banca anterior.

Diante da qualidade artística e nível elevado de fluência verbal na língua inglesa da maior parte dos candidatos, os docentes das duas Bancas Examinadoras, no difícil dever que a eles cabiam, homologaram a pré-escolha de 9 discentes.

Desses 9 candidatos pré-selecionados, seis deles fazem parte dos seguintes Curso de Graduação: Bacharelado em Piano - Rafel Duarte Ruiz Costa e Suellio Brendo; Bacharelado em Clarineta - Lucas Ferreira dos Santos; Bacharelado em Violino - Caroline Silva de Santa Rosa; Bacharelado em Trompa - Mateus Lisboa de Freitas; e Bacharelado em Canto, Nabila Trindade Machado Nascimento

Os três outros pré-selecionados fazem parte do Corpo Discente do PROMUS. São eles: Flávio Leite e Daniela Mesquita do Mestrado Profissional em Canto e Felipe Portinho do Mestrado Profissional em Contrabaixo.

Com o término deste processo de pré-seleção e o envio imediato de seu resultado à Malmö Academy of Music para que, lá, por critérios baseados na prática interpretativa e alto nível técnico e artístico seus professores decidam quais serão os dois alunos que terão direito às bolsas de estudo, a Escola de Música da UFRJ concluiu duas das etapas que a ela cabem no Acordo Internacional celebrado com uma instituição fundada em 1668, a Universidade de Lund, na Suécia

Este acordo, já em vigor, estabelece que os dois discentes da Escola de Música escolhidos pelos professores da Malmö Academy of Music, Unidade de Ensino da Universidade de Lund, embarcam em setembro para estudos e práticas vocais ou instrumentais e permanecem nessa academia até dezembro de 2017.

Financiado pelo Programa Linnaeus Palme, este Acordo Internacional garante aos dois discentes da Escola de Música uma bolsa de estudos que abrange passagens , alojamento e diárias. Também em setembro, quando nossos alunos lá estiverem sendo recebidos, a Escola de Música receberá dois discentes da Malmö Academy of Music.

Fruto de um processo iniciado em 2016, quando Paulo Sá e Bartholomeu Wiese foram procurados por Lars Andersson e Sven Kristersson que, representando a já citada universidade, vieram ao Brasil para conhecer a Escola de Música, em seus termos este Acordo Internacional prevê igualmente a transmissão e a troca de conhecimento entre os docentes da Escola de Música da UFRJ e os da Malmö Academy of Music.

Em cumprimento a um terceiro termo do acordo, inicialmente, os professores Bartholomeu Wiese e Paulo Sá que, ainda em 2016, estiveram nessa academia para conhecer sua infraestrutura e estabelecer os termos desse Acordo Internacional, retornam na qualidade de professores visitantes, em outubro de 2017, para ministrarem parte do conhecimento que detêm.

Paulo Sá irá ministrar aulas sobre os gêneros musicais brasileiros, abordando ritmos característicos, instrumentação e formas. Já Bartholomeu Wiese irá tratar da linguagem do violão e na prática instrumental desta teoria utilizará as obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Ricardo Tacuchian.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Ter, 04 de Julho de 2017 11:06
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO