Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... Série Concertos PROMUS apresenta Duo Robatto
Série Concertos PROMUS apresenta Duo Robatto PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Seg, 09 de Maio de 2016 08:50

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) inaugura na próxima quarta-feira, 11 de maio, mais uma série de concertos da Escola de Música. O espetáculo acontece às 19h, no Salão Leopoldo Miguez. Em destaque o Duo Robatto (flauta e clarineta). Convidada especial, a pianista Beatriz Alessio.

 

Formado pelos irmãos Lucas e Pedro, o Duo Robatto é um conjunto de câmara que se dedica à pesquisa e divulgação do repertório para flauta e clarineta. Seu repertório inclui obras originais, concertos com orquestra, obras camerísticas, adaptações e arranjos da literatura de concerto e popular.

Docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lucas Robatto é o primeiro flautista e Pedro Robatto o primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Eles receberam, entre outros, o Prêmio Braskem Arte e Cultura Bahia.

 

  Fotos: Divulgação
  duorobattox600pxbeatrizalessiox600px
  ACIMA, Duo Robatto. Abaixo, Beatriz Alessio.

A série "Concertos PROMUS" faz parte das atividades acadêmicas do Programa, enfatiza o seu coordenador, professor Aloysio Fagerlande.

– Os concertos são fundamentais para o PROMUS e demonstram resultados parciais dos trabalhos em andamento. A ideia é que toda programação esteja centrada nos projetos de pesquisa dos alunos.

Estão previstos quatro concertos anuais no Salão Leopoldo Miguez e mais quatro no Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ), informa Fagerlande. A perspectiva é aumentar este número e diversificar as atrações.


Concerto


O repertório do concerto mescla obras para flauta e clarineta com solos instrumentais, além de peças para outras formações camerísticas.

Recentemente o compositor baiano Wellington Gomes escreveu um trio para a formação do Duo mais piano. O desejo de executá-lo resultou no convite à Beatriz Alessio.

O recital mostra ainda a produção de outros compositores baianos – tanto do consagrado Paulo Costa Lima, como de jovens talentosos como Paulo Rios Filho e Paulo César Santana. No programa também duas composições de Liduíno Pitombeira: Desejo Mimético, dedicado ao Duo, e Trio Brasiliana.


O Duo


O Duo Robatto é um conjunto de câmara estável, que se dedica à pesquisa e divulgação do repertório para duo de flauta e clarineta, funcionando interruptamente desde a década de 1980.

O Duo vem se apresentado em importantes Festivais de Música no Brasil e na Argentina, bem como realizando recitais nos EUA e Canadá. Como solista o grupo esteve à frente de orquestras como a Orquestra Municipal de Campinas – São Paulo; a Camerata Maksoud Plaza – São Paulo; a Orquestra Sinfônica do Estado da Bahia; a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia, o Bahia Ensemble e a Orquestra Sinfônica da UFRJ.

O Duo Robatto foi vencedor do I Concurso Internacional de Buenos Aires para Instrumentos de Sopros – categoria Musica de Câmara (Teatro Colón); do Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina – São Paulo; do Concurso Nacional de Jovens Cameristas de João Pessoa. O conjunto também foi finalista no VIII Prêmio Eldorado de Música de São Paulo.

Compositores renomados dedicaram peças para a formação, entre eles Salvador Ranieri, Welington Gomes, Paulo Costa Lima, Fernando Cerqueira e Liduíno Pitombeira.

Em 2002 o Duo foi vencedor do Prêmio Braskem Cultura e Arte, o que propiciou a gravação do CD "Duo Robatto", como obras de Villa-Lobos, Hermeto Pascoal e Beethoven, entre outros. Em 2003 realizou turnê pela Suíça e Alemanha e 2015 pela Argentina e Uruguai.


Beatriz Alessio


Doutora em Práticas Interpretativas pela UFRJ e Mestre em Artes pela USP, Beatriz Alessio atualmente é professora de Piano na UFBA. Natural de Santos, iniciou seus estudos de piano com Marilena Rossi.

É bacharel em Piano pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde concluiu em 2001 o curso com nota máxima, sob orientação de com José Eduardo Martins e Beatriz Balzi. Em seguida fez sua especialização em piano na Universidad Nacional de San Juan, Argentina, na classe do professor, pianista e compositor Miguel Angel Scebba. Durante seus estudos de pós-graduação, foi aluna de Eduardo Monteiro.

Venceu o Concurso Nacional de Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e foi a única pianista a vencer o III Concurso Nacional Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia. Foi laureada no XV Concurso Nacional Jovens Instrumentistas em Piracicaba-SP, recebendo também uma Menção Especial do Júri por sua interpretação de Stravisnky.

Como solista, atuou junto a importantes orquestras, como a Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica da Bahia, OCAM-USP, a Sinfônica de Santos,Orquestra Sinfônica da UFBA e Orquestra de La Universidad Nacional de San Juan, sob a batuta de maestros como George Olivier Toni, Gil Jardim, José Maurício Brandão, Luis Gustavo Petri, Boyko Stoianov, Alexey Izmirliev, Isaac Karabichevsky, dentre outros.

Atua principalmente como recitalista, camerista e professora, com ênfase na divulgação da música contemporânea brasileira. É pianista do Trio e Quarteto Metamorfosis, com os quais apresenta-se frequentemente na Bahia, em 2015 realizando turnês pelo Nordeste do Brasil, Argentina e Uruguai.

Trabalhou sob orientação direta de Gilberto Mendes em vários recitais de obras suas para piano e, a seu pedido, interpretou o seu Estudo Magno para o documentário "A Odisséia Musical de Gilberto Mendes". O compositor dedicou-lhe sua última obra, "Em Mares Bravios". A discografia de Beatriz Alessio inclui a primeira gravação mundial da integral dos Estudos para Piano de Gilberto Mendes para o selo italiano CUT Records (2014).

 

PROGRAMA

Liduino Pitombeira (1962 - )
Brasiliana (2011), para flauta, clarineta e piano, op. 173
1-Flor Anônima
2- Ao Acaso
3 - O Relógio de Ouro

Paulo Rios Filhos (1985 - )
Abesana (2012) para flauta, op. 35

Liduino Pitombeira (1962 - )
Desejo Mimético (2015), para flauta e clarineta, op. 199

Paulo Costa Lima (1954 - )
"Eis Aqui" (2003), para piano, op. 68

Paulo César Santana (1976 - )
Forte do Mar (2015), para flauta e clarineta

Paulo Costa Lima (1954 - )
Peripécias (2000/2016), para clarineta solo, op. 56: Look at the Sky

Wellington Gomes (1960 - )
O Olhar de Rembrandt (2016), para flauta, clarineta e piano
*estreia mundial

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 09 de Maio de 2016 14:29
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO