Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... Com várias atrações, EM abre temporada artística
Com várias atrações, EM abre temporada artística PDF Imprimir E-mail
Escrito por Marcelo Jardim   
Seg, 07 de Março de 2016 12:44

Os tempos não estão fáceis para as atividades acadêmicas, mas o ensino, a pesquisa e a extensão continuam fortes e atuantes, ofertando o melhor para toda a comunidade acadêmica e população em geral. A temporada artística 2016 nos brinda com obras importantes do repertório orquestral, coral e camerístico, além de solistas conceituados e diversos eventos relacionados aos simpósios, seminários e fóruns organizados pelo corpo docente da unidade.

  Fotos: Divulgação
  z2016600concertodeabertura
  Antonella Parschi e Felipe Prazeres, solistas do primeiro concerto da temporada 2016 da OSUFRJ.

 

A Orquestra Sinfônica da UFRJ abriu a série de concertos no último dia 25 de fevereiro, sob a regência de seu diretor artístico, o maestro e compositor Ernani Aguiar, e trouxe como solistas o violinista Felipe Prazeres, um dos spallas do conjunto, e a violinista Antonella Pareschi. O próximo concerto traz como regente o maestro André Cardoso, atual diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ainda na programação do ano a ópera Xerxes, de Haendel (TMRJ, 13 e 15/5, com direção musical de Priscila Bomfim), concertos sinfônicos no TMRJ (8/5, com André Cardoso), na Sala Cecília Meireles (20/6, com Felipe Prazeres e 11/7, com Roberto Duarte) e no Salão Leopoldo Miguez (25/3 e 1/8 com André Cardoso e 21/11, com Ernani Aguiar) e um grande concerto com o Coral Brasil Ensemble, com apresentação do Magnificat, de Mendelssohn (15/12, sob a direção musical de Maria José Chevitarese e Ernani Aguiar).

 

A Orquestra de Sopros da UFRJ, sob a regência do professor Marcelo Jardim, apresenta ao todo 6 concertos, distribuídos nos dois semestres, e contará com professores e convidados como solistas, a exemplo do primeiro concerto do grupo (12/5), com professor Pedro Bittencourt, com a Fantasia para sax e orquestra, de Villa-Lobos, na tonalidade original. Outros convidados do conjunto para este ano serão Marco Túlio (sax) e João Luiz Areias (trombone), ambos professores da UNIRIO, Heinz Schwebel (trompete), professor da UFBA, Léo Gandelman (sax), Quinteto de Metais da UFRJ, Everson Moraes (oficleide) e Marcos Ribeiro (violoncelo).

Em função dos jogos olímpicos (5 a 21 de agosto), a "Semana de Aniversário da EM/UFRJ" ocorrerá de 1 a 4 de agosto, com a participação da OSUFRJ, dos Corais Brasil Ensemble, Sacra Vox, da Orquestra de Sopros da UFRJ e dos professores do ProMus. O segundo semestre traz ainda os projetos "Ópera na UFRJ" e "A Escola vai à Ópera", os quais serão realizados em parceria e com maior número de récitas, em outubro. O título definido pelo departamento de canto foi a ópera romântica Hensel e Gretel (João e Maria), de Humperdinck. Entre os inúmeros seminários, destaque para o Seminário de Práticas Interpretativas (final de setembro) e o Panorama de Música Contemporânea (final de novembro).

Outras atrações envolvem também os alunos, como a Série Talentos, já com inscrições abertas e que se realizará de abril a novembro. Duas novas séries ocorrerão durante o ano, a série Banda na Universidade, com 6 edições, e a Série Tendências (música contemporânea), com 4 edições. E importante lembrar que tudo isto será ainda recheado com os concertos com grupos convidados, master classes, recitais de formatura, e inúmeros outros eventos culturais, fortalecendo cada vez mais o papel formador da EM/UFRJ na vida cultural do Rio de Janeiro e do Brasil."

 

 

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 07 de Março de 2016 13:36
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO