Como 18ª montagem do projeto Ópera na UFRJ, as Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação apresentam ao público de Niterói e Petrópolis mais um espetáculo de alta qualidade, O professor de música (Il Maestro di musica, em italiano), ópera cômica em dois atos atribuída ao compositor Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736).
Fotos: Rafael Reigoto e Ana Liao | |
Acima, solistas do espetáculo. Abaixo, Priscila Bomfim e José Henrique Moreira. | |
Récitas Óperas de Inverno, Teatro Municipal João Caetano, Niterói 15º Festival de Inverno de Petrópolis, Theatro D. Pedro |
É a quinta ópera a ser realizada em parceria com os teatros municipais João Caetano e D. Pedro, com apoio do Edital Pró-Cultura e Esportes/PR5, Faperj e Dell'Arte, dando sequência ao sucesso de Don Quixote nas Bodas de Comacho, de Telemann, em 2011; Cosi fan tutte, de Mozart, em 2012; Caso no Júri, de Gilbert e Sullivan, em 2013; e O diletante, de João Guilherme Ripper, encenada em 2014 em comemoração aos 20 anos do projeto e eleita, pelo jornal O Globo, um dos dez melhores concertos do ano.
A montagem de O professor de música tem duração de 60 minutos e classificação livre para todas as faixas etárias. O soprano Michele Ramos encarna Lauretta a aluna dileta de Lamberto, professor de música, vivido pelo tenor Saulo Laucas. Completam o quadro de solistas o baixo Cícero Pires Pinto, que interpreta Colagianni, e o mezzo-soprano Helena Lopes, Dorina.
A direção cênica do espetáculo é de José Henrique Moreira, professor do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação. Priscila Bomfim, da Escola de Música, assina a direção musical e divide com Jésus Figueiredo a regência da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ). As professoras Desirée Bastos e Andréa Renck, ambas da Escola de Belas Artes, coordenam respectivamente o figurino e cenografia da montagem.
Pergolesi
Compositor italiano, nascido em Jesi, perto de Ancona, em 1710, Giovanni Battista Pergolesi começou a estudar violino muito cedo e, demonstrando uma notável aptidão, aos 16 anos foi convidado a ingressar no Conservatorio dei Poveri di Gesu Cristo, em Nápoles. Com a família a atravessar um período difícil, Pergolesi decidiu começar a compor profissionalmente. O seu primeiro trabalho de sucesso foi a ópera Salustia, premiada em Nápoles em 1732 quando tinha apenas 22 anos. Compôs mais de 30 sonatas para violino e baixo, sendo que 24 foram editadas postumamente em Londres. Depois de alguns insucessos no teatro, Pergolesi compôs uma obra marcadamente napolitana, Lo frate 'nnamorato, bem recebida pelo público. Em seguida, apresentou uma ópera, Il prigioner superbo, e um intermezzo em tom de comédia, La serva padrona, que obteve enorme sucesso. Em seu último ano de vida, compôs um Stabat Mater e uma Salve Regina, suas derradeiras peças. Pergolesi, considerado um dos grandes criadores da ópera cômica, faleceu com apenas 26 anos.
Autoria controversa
Embora usual, a atribuição da autoria de Il maestro di musica a Pergolesi é questionada e, segundo pesquisas musicológicas, se deve a um curioso acontecimento. Em 1752, uma companhia de ópera italiana se instalou no Academie de la Musique, de Paris, e levou à cena La serva padrona, de Pergolesi. Apesar de já ter sido montada em 1749, foi sua apresentação no principal teatro musical de Paris que a transformou num enorme sucesso. A companhia, no ano seguinte, encenou Il maestro di musica como sendo de Pergolesi para, evidentemente, aproveitar o sucesso de La serva padrona. Foi desta forma que Pergolesi, já falecido, ganhou um novo sucesso, que perdura até hoje. Il maestro seria, na verdade, de Pietro Auletta (1698 -1771), ou do que sobrou da sua ópera cômica de maior sucesso, L'Orazio (1737). Quando esta obra percorreu oa teatros de toda a Europa, era modificada em cada cidade em que era apresentada, sendo números retirados e/ou substituídos por outros de autores locais ou não. Segundo Bruno Furlanetto, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o resultado desta mistura de várias peças, de diversos compositores, foi apresentado aos franceses em 1752 como Le maitre de musique e publicado em 1753 como sendo de Pergolesi.
Serviço
Teatro Municipal João Caetano, Niterói. Rua Quinze de Novembro, 35, Centro. Tel.: (21) 2620-1624. Ingressos populares a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada). Theatro D. Pedro, Petrópolis. Praça dos Expedicionários – Centro. Tel.: (24) 2235-3833.
FICHA TÉCNICA
Regência: Jésus Figueiredo e Priscila Bomfim Direção Musical: Priscila Bomfim
O professor de música (Il Maestro di musica, em italiano), ópera cômica em dois atos. Música e libreto atribuidos ao compositor Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736). Sinopse
A casa de um respeitado professor de música, como uma academia, é muito procurada por seus valiosos ensinamentos. Lamberto, o exigente professor, dedica uma atenção especial à sua aluna Lauretta, pouco atenta e esforçada, mas bonita e sedutora. O empresário Colagianni chega à casa para contratar cantoras e se encanta por Lauretta, querendo, de imediato, mesmo sem ouvi-la cantar uma ária, assinar um contrato. Lamberto se opõe energicamente, pois considera que ela ainda não está preparada para a carreira artística. Em um momento de desatenção do mestre, o empresário aproveita para seduzir a aluna, fazendo-lhe uma declaração de amor e prometendo grande sucesso pelos palcos do mundo, deixando Lauretta confusa. O professor, querendo provar que sua discípula precisaria de mais estudo para enfrentar o público, convoca Lauretta e Dorina para fazerem um dueto. Mas percebendo que sua aluna estava inclinada a aceitar a proposta de Colagianni, passa Lamberto a tratá-la gentilmente, levando Lauretta a conciliar os interesses dos dois de modo a incluir, no contrato, o professor como seu acompanhador ao cravo em suas futuras récitas.
SOLISTAS LAURETTA: Michele Ramos |
Escola de Música da UFRJ
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