Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... Sílvio Celeghin se apresenta na EM
Sílvio Celeghin se apresenta na EM PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Ter, 07 de Abril de 2015 00:00

O organista italiano Sílvio Celeghin é atração deste mês na Série Internacional de Órgão da UFRJ - Concertos Tamburini 2015, promovida pela Escola de Música (EM). Celeghin é professor do Conservatório de Veneza e coordenador da Associação Cultural “Marzo Organistico” de Noale, e se apresenta no dia 15 de abril, quarta-feira, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez.

 

Com entrada franca, o programa do concerto inclui obras de J. S. Bach, Vicenzo Bellini e Cesar Franck, entre outros compositores. A curadoria da série é do professor Alexandre Rachid.

 

Sílvio Celeghin

 

  Cartaz
  Celeghin
   

Começou como organista aos onze anos na igreja da sua cidade, Noale (Veneza), e desde então se dedica constantemente às atividades litúrgicas exercendo a função de organista.

Depois de formado em piano em 1985 (Marialuisa Caprara), órgão em 1990 (Renzo Buja) e cravo em 1997 (Lia Levi Minzi), obtendo as notas mais altas nos conservatórios de Padova e Castelfranco Veneto, aperfeiçoou-se com os docentes Virginio Pavarana, em piano, e Francesco Finotti, em órgão. Frequentou os cursos de interpretação de órgão com Jean Guillou (Zurique), Luigi Ferdinando Tagliavini (San Petrônio em Bologna), Olivier Latry (San Sebastian).

Premiado em vários concursos internacionais e nacionais, conseguiu o III Prêmio Absoluto no "Internationaler Orgelwettbewerb J.J.Froberger de Kaltern (BZ) em 1995.

Desde 1990, toca estavelmente em "Duo" com o trompista Fabiano Maniero, trompa principal do Teatro "La Fenice" de Veneza. Desde 2000, faz parte do Trio "Dolce Sentire", com quem gravou vários CDs de sucesso. Realiza frequentemente exibições em dupla, órgão e "corno delle Alpi", com Alessio Benedettelli. Participa regularmente como organista solista de "I Solisti Veneti" de Claudio Scimone, com quem gravou música da Escola Veneziana em vários CDs e DVDs.

Devido à sua experiência, conseguiu tocar em importantes instituições, como a Orquestra de Padova e do Vêneto, Maggio Musicale Fiorentino, Milano Classica, La Fenice de Veneza, Simon Bolivar de Caracas. Em 2003, foi convidado pela Orquestra de "La Fenice" para a inauguração do reformado Teatro de Veneza nos concertos dirigidos por Riccardo Muti e Marcello Viotti. É organista principal da "Schola S. Rocco" de Vicenza, dirigida por Francesco Erle.

Gravou para Tring, Velut Luna, Artis Records, Warner Fonit, Azzurra Music, Bottega Discantica, Nalesso Records, Rai Trade, Stradivarius e entre as últimas gravações destaca-se o CD "Vivaldi&Venice", com os concertos de Vivaldi adaptados para órgão e, pela primeira vez, todas as composições para órgão de Wolfango Dalla Vecchia.

Em Abril de 2003, estreou como solista no "Doppio Borgato", um concerto de piano de grande cauda com pedaleira. Em 2005, publicou "Il Duello", gravado com dois órgãos (G.B. Piaggia e G. Callido) na Basílica "I Frari", em Veneza. Em 2007, foi um dos oito organistas internacionais na primeira edição mundial de "La Revolte dês Orgues" de Jean Guillou. Em 2010, foi o primeiro organista italiano convidado à Venezuela pelo Maestro Abreu, para uma turnê como solista com a Orquestra Sinfônica "Simon Bolivar", no novo órgão "Klais" de Caracas. Em 2013, publicou o CD "Vivaldi – Concerto a dois Órgãos" – pela casa Stradivarius e distribuído pela prestigiada revista "Amadeus".

É coordenador artístico da Associação Cultural "Marzo Organistico" de Noale (Veneza). É organista titular da Igreja Arciprestal de Trebaseleghe (Padova), onde coordena há vários anos duas temporadas de músicas sacras e organísticas.

Exibiu-se em importantes pontos da Itália como: "La Scala" em Milão, Vaticano, Basílica de São Marco, "La Fenice" em Veneza, Basílica de Assis e em importantes festivais internacionais na França (Notre-Dame e Saint Eustache em Paris), na Inglaterra (Trinity College em Londres), na Suíça, na Polônia (Catedral de Varsóvia), Áustria, Bulgária, Croácia, Turquia, Suécia, Bélgica, Espanha, Hungria, México (Catedral Metropolitana), Finlândia, Alemanha (Berliner Philarmoniker em Frankfurt), Rússia, Venezuela (Sala Simon Bolivar em Caracas).

É docente no Conservatório "B. Marcello" em Veneza.

 

Programa

 

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Concerto in Do maggiore BWV 594 (da A. Vivaldi RV 208 "Grosso Mogul")

NICCOLO' MORETTI (1763-1821)
Elevazione

GIOVANNI MORANDI (1777-1856)
Benedizione del Venerabile

VINCENZO BELLINI (1801-1835)
Sonata in Sol maggiore

CESAR FRANCK (1822-1890)
Final op. 21

PEDRO ANGELO CAMIN (1870-1933)
Preludio-Paisagem-Alla Marcia

WOLFANGO DALLA VECCHIA (1923-1994)
Fantasia (1952)

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Sex, 10 de Abril de 2015 00:46
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO